Finanças Pessoais

Material escolar: Veja 6 dicas para economizar e driblar preços 8,5% mais caros

16 jan 2024, 16:46 - atualizado em 16 jan 2024, 16:46
material escolar
Material escolar está mais caro em 2024 do que no ano anterior (Imagem: Getty Images/Canva Pro)

Começo de ano traz algumas tarefas fixas, como a compra do material escolar. Em 2024, os preços dos itens da lista estão, em média, 8,5% mais caros do que em 2023, aponta a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Na avaliação de Nadja Heiderich, economista e professora da instituição, o aumento pode ser atribuído a diversos fatores, como a inflação, o aumento dos custos de produção e o patamar elevado do dólar.

“A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no acumulado de 12 meses até novembro de 2023, fechou em 4,68%. Isso significa que, em média, os preços de todos os produtos e serviços subiram 4,68% no período de dezembro de 2022 a novembro de 2023”, explica.

Entre os itens com maior elevação nos preços estão aqueles com maior dependência de matérias-primas importadas, como o papel e a tinta. Destaque para cadernos, com aumento de 15%, lápis de cor, 12%, e borrachas, com alta de 10%.

6 dicas para economizar na compra do material escolar

A economista dá seis dicas para economizar nas compras de materiais para a escola. Confira:

  1. Pesquisar preços em diferentes lojas, inclusive online, visto que o mesmo item pode ter preços diferentes de uma loja para outra;
  2. Comprar itens de marcas mais baratas;
  3. Aproveitar as promoções, buscando lojas que oferecem descontos e condições especiais durante o período de volta às aulas;
  4. Reutilizar o material do ano anterior, aproveitando que ainda estiver em bom estado;
  5. Comprar material escolar usado, utilizando de opções como sites de compra e venda online, grupos de troca em redes sociais e bazares de escolas;
  6. Investir no planejamento e pesquisa, viabilizando economia na compra do material escolar e alívio no orçamento familiar.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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