AgroTimes

Mato Grosso, reduto eleitoral de Fávaro, recebeu quase metade dos recursos da Agricultura em 2023

15 out 2023, 11:19 - atualizado em 15 out 2023, 11:19
fávaro mato grosso
O Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, convive desde abril com o descontentamento por parte de parlamentares e membros do agro (Foto: Ministério da Agricultura)

Em 2023, o Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil (Mapa), destinou R$ 309,6 milhões para 22 estados do país.

Desse total, R$ 134 milhões (43,28% do total) foram destinados ao Mato Grosso, reduto eleitoral do atual ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD-MT).

Segundo o Mapa, que disse não conferir privilégios a nenhum estado ou região, a maior parte desses recursos foram destinados para obras de pavimentação.

  • A empresa queridinha da Empiricus: Analista revela qual é a ação da melhor companhia do Brasil. Saiba mais no Giro do Mercado desta sexta-feira (13), clique aqui e descubra.

Assim, segundo o portal de notícias UOL, desse valor de R$ 134 milhões, R$ 42 milhões (29,37%) desse total foram destinados para às prefeituras de Canarana (R$ 26 milhões) e Querência (R$ 16 milhões).

Apesar de serem dois importantes municípios em termos de produção agrícola, o maior envio de recursos da Agricultura para o Mato Grosso causa atrito entre parlamentares.

Em agosto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, criticou publicamente o direcionamento dos recursos da pasta ao estado.

Atrito de Fávaro e recursos da Agricultura

Desde abril, Fávaro convive com a insatisfação de entidades do setor, principalmente após a ameaça de retirar o patrocínio do Banco do Brasil (BBSA3) da Agrishow.

A ameaça ocorreu após o desconvite do evento, já que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi convidado.

Dessa maneira, mesmo após anunciar o maior Plano Safra da história do Brasil, as entidades do agro se mostraram descontentes com o seguro rural.

Assim, os integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) interviram sobre o tema diretamente com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que anunciou a inclusão do seguro rural na agenda de reformas financeiras em julho.

“Não acho justo que um ministro que não teve um voto, não fez concurso público para ser ministro, mande R$ 150 milhões para sete municípios do estado dele usando o mesmo orçamento que vocês chamavam de secreto ontem”, disse Arthur Lira no fim de julho.

Por fim, entre os estados que mais receberam recursos do Ministério da Agricultura, estão:

5 estados que mais receberam recursos do Mapa – 2023 Total destinado (R$) % do volume total
Mato Grosso 134 milhões 43,28
Minas Gerais 65,7 milhões 21,22
Ceará 16,7 milhões 5,39
Pará 16,4 milhões 5,3
Bahia 14,3 milhões 4,52
Total 247,1 milhões 79,71

 

 

Repórter no Agro Times
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Agro Times desde março de 2023. Antes do Money Times, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
Linkedin
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Agro Times desde março de 2023. Antes do Money Times, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.