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Microsoft, Nike, Natura criam grupo global para cortar emissões

21 jul 2020, 8:17 - atualizado em 21 jul 2020, 8:17
Microsoft
Até 2050, a Microsfot pretende remover do meio ambiente o equivalente a todas suas emissões desde a fundação da empresa em 1975 (Imagem: Site da Microsoft)

Microsoft (MSFT), Nike, Starbucks, Unilever e Danone formaram um consórcio dedicado ao compartilhamento de recursos e táticas para reduzir as emissões de carbono, reunindo esforços de algumas das maiores empresas globais que se comprometeram a tomar medidas contra a mudança climática.

O grupo, chamado “Transform to Net Zero”, também inclui a montadora Mercedes-Benz; a gigante dinamarquesa de transporte marítimo A.P. Moller-Maersk; a empresa indiana de tecnologia da informação Wipro; e a Natura.

A aliança, que planeja recrutar outras empresas, vai trabalhar com o Fundo de Defesa Ambiental, sem fins lucrativos, e compartilhar informações sobre corte de emissões, investimento em tecnologia de redução de carbono e coordenação de metas de políticas públicas.

Em janeiro, a Microsoft anunciou que planeja se tornar negativa em carbono – ou seja, remover mais dióxido de carbono da atmosfera do que emite – até 2030.

A fabricante de software destinou US$ 1 bilhão a um fundo de inovação climática para investir em maneiras de reduzir e remover emissões de carbono, um dos planos corporativos mais ambiciosos.

Até 2050, a Microsfot pretende remover do meio ambiente o equivalente a todas suas emissões desde a fundação da empresa em 1975.

A Amazon.com também prometeu neutralidade em carbono e recrutou outras empresas para participar. Ambas as gigantes de tecnologia foram criticadas por ativistas do clima por continuarem a fornecer serviços de computação em nuvem para grandes produtoras de petróleo e gás.