Commodities

Minério de ferro na China fecha estável apesar de piora em perspectivas de demanda

15 jun 2020, 8:29 - atualizado em 15 jun 2020, 10:16
Minério de ferro Mineração Commodities
Os estoques de minério de ferro importado nos portos chineses caíram para 107,75 milhões de toneladas na semana passada (imagem: Reuters/Muyu Xu)

Os futuros do minério de ferro na China fecharam estáveis nesta segunda-feira, após uma queda nos estoques da matéria-prima nos portos que apoiou os preços, apesar de temores de uma potencial segunda onda de infecções por coronavírus e sinais de enfraquecimento na demanda doméstica por aço.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para setembro, encerrou sem mudanças a 762,50 iuanes por tonelada (107,51 dólares), devolvendo ganhos iniciais.

Na bolsa de Cingapura, o minério de ferro caiu 2,1%, para 100,03 dólares na sessão da tarde.

Os estoques de minério de ferro importado nos portos chineses caíram para 107,75 milhões de toneladas na semana passada, o menor nível desde outubro de 2016, segundo dados da consultoria Mysteel.

A queda dos estoques indica a força na demanda de usinas siderúrgicas por minério de ferro, mas os últimos dados mostraram uma desaceleração, escreveram analistass da Sinosteel Futures em nota.

“No curto prazo, a produção (de aço) pode seguir alta, e um pequeno crescimento pode ocorrer mas a probabilidade de um aumento substancial na produção é fraca quando a demanda é fraca”, afirmaram.

Embora o minério de ferro tenha se mantido firme após seis semanas seguidas de alta, preocupações com o surgimento de uma segunda onda de coronavírus na China prejudicaram o sentimento do mercado em geral, derrubando o futuros do aço.

O vergalhão de aço para construção na bolsa de Xangai <SRBcv1< caiu 0,7%.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.