AgroTimes

Mosaic Fertilizantes eleva produtividade em usinas de fosfato no Brasil

22 nov 2021, 17:35 - atualizado em 22 nov 2021, 17:35
Até dezembro de 2022, a previsão é que esse percentual mais que dobre, chegando a 7%, ou aproximadamente 150 mil toneladas por ano, adicionou (Imagem: Pixabay/PublicDomainPictures)

A Mosaic Fertilizantes obteve ganhos de produtividade após investir 12 milhões de dólares em equipamentos e mudanças de rotas de processo para ampliar a eficiência do uso do recurso mineral fosfático das unidades de Tapira (MG) e Catalão (GO), disse a companhia em comunicado nesta segunda-feira.

Uma das maiores produtoras de fosfato e potássio combinados, a companhia obteve com o aporte realizado no primeiro trimestre deste ano um incremento relativo de 3,1% no desempenho de produção, informou.

Até dezembro de 2022, a previsão é que esse percentual mais que dobre, chegando a 7%, ou aproximadamente 150 mil toneladas por ano, adicionou.

O ganho de produtividade, segundo a companhia, está associado ao melhor aproveitamento da rocha nas unidades.

“Este projeto vem para implementar automação, inovação e transformação digital nas usinas, bem como a transformação dos equipamentos e sistemas envolvidos nos processos”, disse em nota o vice-presidente de Operações da Mosaic Fertilizantes, Elias Lima.

“O auxílio dos softwares viabiliza respostas mais imediatas e, principalmente, baseadas em sistemas. O resultado é um ganho expressivo em produtividade, mesmo ainda em fase de investimento.”

A empresa pontuou que uma das tecnologias inéditas na indústria brasileira de fosfato, usadas neste projeto, é um analisador on-line de processos de britagem e flotação, “que oferece aos operadores informações precisas e em tempo real para tomada de decisão, processos que antes levavam algumas horas para serem avaliados”.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.