Carteira Recomendada

Não importa se você é pessimista ou otimista. Veja 4 carteiras de ações para qualquer gosto

05 fev 2020, 15:53 - atualizado em 05 fev 2020, 15:59
Mercados sobe e desce
O Santander traçou quatro cenários diferentes, dois para os mais animados com o futuro e dois para os desalentados com o que vem por aí (Imagem: Unsplash/@hvaandres)

O mundo é bastante incerto, em alguns tempos é mais e em outros menos, e é claro que o mercado financeiro, que colhe o sentimento de milhões de investidores ao redor do mundo, reflete este caos organizado em bolsas por aí.

No meio deste tiroteio, você precisa tomar algumas decisões. E uma delas é se, na sua visão, as tendências estão mais otimistas ou pessimistas.

O Santander traçou quatro cenários diferentes, dois para os mais animados com o futuro e dois para os desalentados com o que vem por aí.

Como?

O time de analistas classificou os setores e ações em termos de atratividade quantitativa e qualitativa em relação aos cenários de risco global – ativado ou desativado – e orientado para a reforma fiscal ou não.

Foram considerados a exposição cambial, perfil operacional, beta (variação em relação ao índice de referência, que é o Ibovespa), liquidez e estilo de investimento.

Confira as conclusões:

Pessimistas (Bear) – Sem reformas Otimistas (Bull) – Com reformas
Risco global ligado
Companhias dolarizadas, Large Caps, Qualidade, Crescimento secular, Caixa líquido, Asset Light, Beta baixo” Estatais, Cíclicas Domésticas, Sensibilidade à curva longa de juros, Beta alto, Small Caps, Valor, Capital Intensivo, Desalavancagem financeira.
Vale (VALE3), Suzano (SUZB3), Gerdau (GGBR4), Tupy (TUPY3) e IRB (IRBR3) Gerdau (GGBR4), Banco do Brasil (BBAS3), Azul (AZUL4), Randon (RAPT4) e Even (EVEN3)
Risco global desligado Companhais dolarizadas (Commodities menos voláteis), Large Caps, Qualidade, Crescimento secular, Caixa líquido, Asset Light, Beta baixo Qualidade, Cíclicas Domésticas, Sensibilidade à curva longa de juros, Desalavancagem financeira.
JBS (JBSS3), IRB (IRBR3), Yduqs (YDQS3), SulAmerica (SULA11), Hapvida (HAPV3) CPFL Energia (CPFE3), Localiza (RENT3), Multiplan (MULT3), Bradesco (BBDC4) e Lojas Renner (LREN3)

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.