Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Nasdaq encerra em queda sob pressão de setor de tecnologia; receio sobre inflação pesa

17/02/2021 - 18:48
Nasdaq Mercados
As ações de tecnologia lideraram as perdas nos índices S&P 500 e Nasdaq (Imagem: Reuters/Shannon Stapleton)

O índice Nasdaq encerrou em queda, enquanto o S&P 500 fechou praticamente estável nesta quarta-feira, com a migração de investidores das ações de tecnologia, enquanto preocupações com a inflação adicionaram alguma pressão sobre os mercados acionários.

Mas o Dow Jones subiu, amparado em parte pelos ganhos das ações da Verizon Communications Inc e da Chevron Corp, depois que a Berkshire Hathaway Inc, de Warren Buffett, anunciou na terça-feira grandes investimentos nas empresas. As ações da Verizon subiram 5,2% e as da Chevron avançaram 3%.

As ações de tecnologia lideraram as perdas nos índices S&P 500 e Nasdaq.

Os papéis de Apple Inc, PayPal Holdings Inc e Nvidia Corp foram os que mais pesaram em ambos os índices. O índice de tecnologia do S&P 500 teve queda de 1%.

Por outro lado, o segmento de energia subiu 1,5%, liderando os ganhos entre os setores do S&P 500, já que uma interrupção na produção de petróleo do Texas aumentou os preços da commodity.

Uma forte recuperação nas vendas no varejo nos EUA ajudou as ações de consumo discricionário a avançar 0,7%.

O S&P 500 e o Nasdaq reduziram as perdas, enquanto o Dow aumentou os ganhos após a divulgação da ata da reunião de política monetária de janeiro do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA).

Todos os participantes da reunião apoiaram a decisão de manter uma política monetária acomodatícia. O Fed se comprometeu a manter as taxas de juros próximas de zero até que a inflação suba para 2% e caminhe para ultrapassar esse nível.

“O mercado está refletindo com precisão a combinação de taxas de juros baixas e um Fed com postura estimulativa (na política monetária)”, disse Oliver Pursche, presidente da Bronson Meadows Capital Management, em Fairfield, Connecticut.

No entanto, a postura acomodatícia do Fed, juntamente com o pacote proposto pelo presidente Joe Biden de 1,9 trilhão de dólares como alívio à pandemia, tem levado alguns analistas a alertar sobre um aumento da inflação.

Como resultado, alguns investidores temem que o Fed possa ter que mudar de rumo antes do esperado.

Esses temores, endossados por um forte aumento recente nos yields dos Treasuries, contribuíram para quedas recentes do mercado.

O Dow Jones (DJI) subiu 0,29%, para 31.613,02 pontos, o S&P 500 (SPX) teve variação negativa de 0,03%, para 3.931,33 pontos, e o Nasdaq (US100) caiu 0,58%, para 13.965,50 pontos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 17/02/2021 - 18:49