“NFT” é considerada a palavra do ano pelo dicionário Collins

24/11/2021 - 15:43
NFT token não fungível
(Imagem: Freepik/pikisuperstar)

De acordo com o Decrypt, o dicionário Collins, fundado em 1824 e com um registro superior a 4,5 bilhões de palavras, anunciou que “NFT” é a palavra do ano em 2021.

Segundo o dicionário, um NFT – sigla em inglês para token não fungível – é “um certificado digital único, registrado em um blockchain, que é usado para indicar propriedade sobre um ativo, como uma obra de arte ou um item colecionável”.

O ano em que os NFTs “explodiram”

Conforme o Decrypt, o ano de 2021 representou um marco histórico para os tokens não fungíveis, que foram destaque diversas vezes ao longo do ano. A procura por NFTs ficou ainda maior após o artista digital Beeple ter vendido sua coleção de tokens por US$ 69 milhões em um leilão, em março deste ano.

O mundo das artes agiu rapidamente, para tentar entrar na “febre” dos NFTs e aproveitar a movimentação desse mercado. Casas centenárias de leilões de luxo, como Sotheby’s e Christie’s, adentraram a corrida dos NFTs, realizando leilões de tokens que arrecadaram milhões de dólares.

Coleções de NFTs, como Bored Ape Yacht Club (BAYC) e CryptoPunks, também viram algumas de suas obras ultrapassarem as expectativas de vendas.

O mercado desses tokens não ficou restrito somente aos defensores de cripto e àqueles que acompanham essa trajetória desde o início.

Celebridades de diversas áreas, como o diretor de cinema Quentin Tarantino, a atleta Simone Biles, a cantora Katy Perry e o jogador Stephen Curry, lançaram seus próprios NFTs ou entraram para esse mundo adquirindo tokens.

Segundo o Decrypt, uma outra palavra candidata à “palavra do ano” diz respeito ao que pode ser o futuro dos NFTs: o metaverso.

No centro da ideia do mundo virtual compartilhado proposto pelo metaverso, está a noção de propriedade digital, com usuários sendo capazes de adquirir porções de terra virtuais e objetos virtuais que podem ser “transportados” de um metaverso para o outro.

É bem provável que esses objetos sejam representados por NFTs. De acordo com o Decrypt, as ideias em torno do metaverso não param por aí, visto que existem os defensores de um mundo virtual aberto e descentralizado, e aqueles que pressionam para um metaverso mais centralizado.

Independentemente de qual seja a versão do metaverso final, uma coisa é certa: os NFTs serão parte de conversas ainda por muito tempo.

Última atualização por Vitória Martini - 24/11/2021 - 15:43

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web