Nova corretora Gnosis promete liquidez e diferença mínima de preço entre criptoativos

15/04/2020 - 13:44
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Hoje, a nova corretora descentralizada Gnosis Protocol foi lançada e permite que usuários negociem qualquer token com mínima diferença de preço (Imagem: Medium/Gnosis)

O novo protocolo é a iniciativa mais recente da Gnosis, startup de finanças descentralizadas (DeFi) que se dissociou da ConsenSys em 2017 após realizar uma venda de tokens de US$ 12,5 milhões.

Por conta de ter processado mais de US$ 2 milhões em volume de negociações durante sua fase beta e privada, a corretora Gnosis Protocol foi especificamente criada para permitir a diferença mínima de preço, até mesmo para ativos que costumam ter baixos volumes de negociação.

Um usuário executa uma ordem na corretora para qualquer par de tokens e define um preço limite em que a ordem possa ser executada.

O sistema agrupa todas as ordens em “batches” (lotes) e pede para que outros usuários, chamados de “solvers” (solucionadores), encontrem o melhor caminho para enviar esse agrupamento de ordens.

Quem fornecer a melhor solução, receberá 50% das taxas de negociação que os usuários pagam antes de finalizar suas negociações.

De acordo com a corretora, com as “ring trades”, mais de duas pessoas com mais de dois ativos podem ser combinadas e suas negociações podem ser enviadas simultaneamente (Imagem: Medium/Gnosis)

Cada leilão de agrupamentos dura cinco minutos e as ordens não são integradas no agrupamento anterior serão enviadas no agrupamento seguinte.

Isso significa que negociadores precisam esperar cerca de cinco minutos para que suas transações sejam enviadas e não têm garantia de quando o envio acontecerá.

Assim, Gnosis não planeja ganhar o mercado e fornecer uma experiência mais rápida, e sim atrair maiores negociadores e competir com outras corretoras descentralizadas no quesito de preços.

“Provavelmente, só é interessante se você fizer a negociação de grandes quantias porque queremos competir no preço. Se você negociar uma pequena quantia, mesmo se o nosso preço for um pouco melhor, o tipo de esforço extra de esperar cinco minutos não vale a pena”, afirmou Mark Köppelmann, cofundador e CEO da Gnosis, ao The Block.

Devido a seu design de execução agrupada, Gnosis também pode implementar as famosas “ring trades” (algo como “negociações circulares”).

Embora corretoras tradicionalmente combinam um comprador com um vendedor para que a negociação seja bem-sucedida, em uma “ring trade”, mais de duas pessoas com mais de dois ativos podem ser combinadas e suas negociações podem ser enviadas simultaneamente.

Representação das “ring trades” entre diversos ativos na plataforma da Gnosis (Imagem: Gnosis Protocol)

A iliquidez do par de negociação não importa, pois os “solucionadores” na Gnosis podem encontrar compradores e vendedores interessados em um ou dois ativos no par de negociação e agrupar todas as suas ordens.

Köppelmann acredita que a solução de leilão de agrupamento da Gnosis fornece um “mecanismo eficiente” que pode ser integrado com outros protocolos DeFi, principalmente aqueles que fornecerem leilões de liquidez.

“Gostaríamos de ser integrados em alguns protocolos que precisem de liquidações. Temos esses tipos de oferta para que cada token possa ser negociado com outro token. É algo que pode ser bem útil para um protocolo como Compound porque você tem tokens diferentes que podem ser usados como garantia e outros tokens que podem servir para empréstimo. Assim, você pode negociar alguns tokens com os outros onde não houver um mercado direto. Fornecemos isso por meio das ‘ring trades’”, afirmou ele.

Atualmente, a interface de usuário da Gnosis é gerenciada pela dxDAO, uma organização de propriedade comunitária que executa a primeira corretora descentralizada da Gnosis, DutchX. Porém, o mecanismo de contratos inteligentes da nova corretora não pôde ser atualizado.

“O Gnosis Protocol será completamente descentralizado. Não haverá uma chave de administrador ou substituição. Não as temos nem a dxDAO”, afirmou Köppelman.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 15/04/2020 - 13:44

Cotações Crypto
Pela Web