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Novo jogo em blockchain pode pagar até R$ 2 mil por mês, segundo analistas

13 ago 2022, 18:00 - atualizado em 13 ago 2022, 9:05
Genopets jogo nft blockchain
Para analistas, o jogo em blockchain pode pagar até R$ 2.000 para os jogadores que estiverem em Guildas (Imagem: Twitter/Genopets)

Nesta semana foi lançado o jogo Genopets baseado na blockchain da Solana (SOL). Em sua versão “Closed Beta” os jogadores poderão criar e evoluir seus personagens, acumulando pontos de energia no jogo, que são equivalentes a passos na vida real. Os jogadores ainda realizarão processos como Alchemy, Terraform, Refine e Harverst.

Similar a jogos como Pokémon Go, Tamagotchi ou Animal Crossing, Genopets é um jogo denominado de Move to Earn, ou mova-se para ganhar. Todos os passos dados pelo jogador e registrados pelos dispositivos móveis são contabilizados e podem render dinheiro ao usuário. 

A Dux Games, casa de análise focada em jogos em Blockchain e outros segmentos da tecnologia cripto, preparou ao Crypto Times alguns comentários acerca da estrutura e economia do jogo.

“Através dos Habitats – os famigerados terrenos virtuais -, será possível gerar ativos do jogo, na forma de tokens fungíveis, semi-fungíveis e não fungíveis como Cristais, Sementes e tokens $KI, itens que podem tanto ser utilizados para criar novos Habitats quanto ser comercializados no mercado ou utilizados para a obtenção de renda passiva e ativa através das operações do jogo”, disseram os analistas.

Entre os pioneiros na proposição do conceito de “Move to Earn”, os desenvolvedores de Genopets afirmaram ter observado e aprendido muito com o “primeiro ciclo do play to earn” que desenvolveram no último ano, dizendo que estavam determinados a criar um jogo em que a propriedade dos ativos seja verdadeiramente dos jogadores, e um formato de economia realmente aberta, orientada no sentido de valorizar a suar comunidade global de jogadores.

Segundo eles “para construir uma economia GameFi que possa integrar milhões de jogadores à Web3 e resistir ao teste do tempo, um jogo precisa fornecer experiências significativas, agradáveis ​​e interativas para seus jogadores. Um jogo divertido é um jogo que as pessoas desejam, e uma economia forte é aquela em que as pessoas fazem transações; GameFi precisa abranger ambos os conceitos”.

Impactos do lançamento de Genopets

Conforme dados fornecidos pela Dux Games, nas primeiras 48 horas de seu lançamento, o jogo acumulou mais de 20 mil downloads nas lojas de aplicativos, cerca de mil habitats mintados (criados) e mais de 2.500 habitats evoluídos (do Tier 1 para os Tiers 2 e 3).

Atualmente, existem menos de 40 mil NFTs de habitats no jogo, entre Habitats de Guilds (cerca de 30 mil), Habitats Genesis (cerca de 5 mil) e habitats comuns, criados pelos jogadores.

Como cada jogador pode jogar com até três habitats, vale lembrar que, atualmente, a base de jogadores utilizando estes NFTs para produzir os tokens de recompensa do jogo ($KI) pode estar limitada a menos de 15 mil usuários, podendo se expandir rapidamente nos próximos dias. 

“No entanto, cabe mencionarmos também que o número e a entrada de novos usuários no jogo é controlada diariamente, através da emissão de Códigos de Registro de novos jogadores em números limitados e controlados pela equipe do projeto, que atualmente conta com mais de 300 mil pessoas inscritas em sua ‘waitlist’, registradas na lista de espera, aguardando para poder testar e participar do projeto”, disseram.

Da mesma forma, o token de governança do projeto, $GENE, movimentou mais de US$ 60 milhões nos últimos dois dias, o dobro do valor de sua capitalização de mercado total, atualmente por volta dos US$ 33 milhões, enquanto o token de utilidade, $KI, recentemente lançado, chegou a ultrapassar o valor de US$ 0,30.

A partir dessa semana, os jogadores que possuem habitats vão começar a produzir os seus tokens $KI, que poderão ser sacados pela primeira vez em uma semana, a partir dos sete primeiros dias do lançamento do jogo.

“Como sabemos, com um habitat de Tier 1, cada jogador pode produzir até 30 tokens $KI diariamente, enquanto o Tier 2 permite a produção de até 50 Tokens diários, chegando a até 70 moedas por dia no Tier 3 (fora os cristais e sementes)”, comentaram.

Como Genopets é um jogo gratuito (free to play), qualquer pessoa pode receber um Genopet para começar a andar, nutrir, brincar e lutar, tudo alimentado por seus passos, trocando tempo e movimento na vida real por pontos de energia e ativos de valor econômico direto, que fazem parte da economia do jogo e podem ser livremente revendidos no mercado de criptomoedas (através de exchanges centralizadas e descentralizadas).

“Sim, você pode ganhar tokens por seus passos, mas isso é apenas o começo em Genopets. Os habitats abrem uma variedade de oportunidades para criar valor no jogo ao refinar, alquimizar e terraformar ativos que você pode trocar com outros jogadores ou usar para aprimorar seu personagem, acumulando pontos de experiência que podem ser utilizados evoluir, batalhar e explorar o Genoverso com seu Genopet”, explicaram os analistas.

No entanto, os jogadores que optarem por participar da versão gratuita do jogo podem monetizar apenas da seguinte forma: aumentando seus pets de nível, para então revendê-los no mercado de NFTs a outros jogadores interessados. Apenas os jogadores acessando Habitats poderão produzir diariamente os tokens $KI e os outros ativos do jogo, participando do ciclo econômico completo de Genopets.

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(Genopets/Reprodução)

Genopets em conjunto – a união faz a força

Além de jogar gratuitamente ou de investir para comprar NFTs de Habitats, os jogadores possuem ainda uma terceira opção, que é participar das Guilds, associações de jogadores e investidores que reúnem pessoas diversas, interessadas em cooperar para participar do projeto de maneira colaborativa.

Nas Guildas, cada um ajuda da sua forma, seja investindo tempo ou dinheiro, tudo controlado e monitorado pela gestão de ativos, de jogadores, de rendimento e de performance, comandada pelas operações das Guilds).

Nesse formato de operação, os lucros propiciados pelo jogo são divididos entre jogadores e investidores, que se integram através das Guilds para compartilhar conhecimento, construir estratégias de jogo e otimizar seus resultados e oportunidades.

A Dux estima que nas primeiras semanas o jogo poderá começar pagando mais de quinhentos, mil ou até dois mil reais por mês para os jogadores desta modalidade – atuando através da divisão de rendimentos propiciadas pelas guildas e scholarships – e que o tempo de retorno do investimento realizado pelos jogadores que ingressaram no universo de Genopets já nos primeiros dias possivelmente ficará em torno dos 15 a 45 ou 60 dias, dependendo do desenvolvimento do jogo.

“A comunidade brasileira já aparece com grande destaque em Genopets, sendo uma das maiores e mais mobilizadas do mundo. Sabemos que mais de 5 mil habitats (dos menos de 40 mil habitats existentes no total) pertencem a Guilds e investidores brasileiros”, comentam. 

Dentre estes, a guilda brasileira Dux, comunidade de jogadores com mais de 30 mil pessoas que integra a maior associação de jogadores da América Latina, diz que possui mais de 3 mil habitats adquiridos (o que equivale a mais de R$ 1,5 milhões de reais investidos no jogo), em conjunto com parceiros e investidores diversos.

“Iniciando uma das maiores operações do jogo Genopets em todo o mundo, a Dux agora oferece mais de mil vagas de scholarship (bolsas de estudo) para jogadores brasileiros que desejam participar do jogo gratuitamente, acessando os benefícios dos NFTs de Habitats mesmo sem investir no jogo”, dizem.

De acordo com a Dux, centenas de pessoas já demonstraram interesse e começaram a se inscrever para participar do projeto nos últimos dia e milhares de jogadores estarão se registrando na lista de espera por vagas de scholarship ainda nos próximos dias, de modo que a comunidade brasileira certamente se tornará uma das mais expressivas dentro do metaverso move to earn de Genopets já nas primeiras semanas do jogo.

Além disso, recentemente, a Dux, que também atua como uma casa de análise especializada em jogos em blockchain, lançou um relatório sobre Genopets em conjunto com os analistas do Mercado Bitcoin, apresentando diversos detalhes e projeções sobre a economia do jogo a partir do cenário atual.

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Repórter do Crypto Times
Jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Repórter do Crypto Times, e autor do livro "2020: O Ano que Não Aconteceu". Escreve sobre criptoativos, tokenização, Web3 e blockchain, além de matérias na editoria de tecnologia, como inteligência artificial, Real Digital e temas semelhantes. Já cobriu eventos como Consensus, LabitConf, Criptorama e Satsconference.
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