Novo teste de yuan digital incentivará cidadãos a serem mais sustentáveis

02/07/2021 - 13:05
Traduzido e editado por Vitória Tonetti Martini
Chengdu
Novo teste de yuan digital em Chengdu visa promover o uso da moeda em situações cotidianas (Imagem: Unsplash/Shu Qian)

A cidade chinesa de Chengdu está dando início à sua segunda campanha da moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) da China, nomeada yuan digital ou e-CNY, mas desta vez com uma diferença notável. 

O governo de Chengdu afirmou, em um comunicado desta sexta-feira (2), que está emitindo 12 milhões de yuans digitais – cerca de US$ 1,85 milhão – para 100 mil residentes, por meio de uma loteria, como parte dos testes contínuos da CBDC chinesa.

A novidade acontece meses após o governo da cidade ter realizado sua primeira campanha de distribuição de 40 milhões de yuans digitais, em fevereiro. 

Porém, ao invés de distribuir yuans digitais de graça para que cidadãos sortudos (que ganharam a “mega-sena”) usem e-CNY em qualquer estabelecimento que o aceite, o teste mais recente apresenta a novidade de “transportes com baixa emissão de carbono durante o verão”, que distribuirá yuan digital como forma de encorajar os cidadãos a utilizarem o transporte público. 

Para isso, os yuans digitais grátis serão disponibilizados com uma função pré-programada para o pagamento de passagens de metrô e ônibus, por meio do aplicativo móvel Tianfutong, ou para bicicletas compartilhadas, no aplicativo móvel Meituan.

Quais são as condições de uso do e-CNY?

Esta parece ser a primeira vez que o governo chinês está testando a programabilidade do yuan digital, o que é um avanço tecnológico em rastreabilidade e garante que uma quantia de e-CNY poderá ser usada em para fins específicos.

De acordo com a publicação do governo, residentes locais poderão se registrar para a loteria a partir de amanhã (3) e escolher entre a combinação “metrô+bicicleta” ou “ônibus+bicicleta”. 

Os ganhadores da loteria precisarão baixar e ativar o aplicativo móvel de e-CNY, assim como em testes anteriores.

No entanto, diferentemente dos dez testes feitos em seis cidades chinesas diferentes, os yuans digitais nesse teste mais recente não serão disponibilizados nas carteiras dos vencedores em aplicativos móveis.

Ao invés disso, a moeda digital será creditada como cupom nos aplicativos móveis Tianfutong e Meituan.

Ao ativarem os aplicativos de carteira de yuan digital usando o mesmo número de celular usado nos aplicativos anteriores, usuários poderão ativar os cupons e a opção de pagamento de e-CNY dentro dos dois aplicativos.

Para utilizarem o transporte público, os ganhadores da loteria em Chengdu precisarão, em primeiro lugar, fazer o pagamento com o cupom de e-CNY, o qual só irá cobrir parte das taxas.

Em seguida, precisarão pagar as taxas remanescentes a partir dos aplicativos com yuan digital, após enviarem fundos de suas contas bancárias. 

Mas, aparentemente, os usuários não poderão converter os cupons de e-CNY armazenados em suas carteiras digitais para fazerem uso geral da CBDC. 

No início desta semana, outras cidades chinesas também informaram que estão integrando a opção de pagamento com e-CNY dentro de seus sistemas de transporte público.

Residentes da capital chinesa Pequim que já tiverem ativado os aplicativos de e-CNY em loterias anteriores podem, agora, pagar por suas passagens de metrô usando yuan digital em todas as 24 linhas do sistema metroviário da cidade, que abrangem 428 estações. 

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Tonetti Martini - 02/07/2021 - 13:05

Cotações Crypto
Pela Web