CryptoTimes

“O bitcoin não vai escapar”: Bridgewater considera lançar fundo com ativos alternativos

28 jan 2021, 14:30 - atualizado em 28 jan 2021, 14:30
Um dos maiores gestores do mundo já mudou sua opinião sobre o bitcoin. E você? (Imagem: Flickr/TechCrunch)

Bridgewater Associates está analisando o bitcoin mais de perto, segundo o fundador Ray Dalio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Estou escrevendo isto para esclarecer o que eu acho sobre o bitcoin”, escreveu Dalio na coluna BridgeWater Daily Observations — newsletter diária enviada pela empresa a seus diretores de informação e clientes, em que um deles compartilhou os detalhes com o The Block.

“Acredito que o bitcoin seja uma baita invenção.”

Anteriormente, Dalio havia dito que ele não acreditava que o bitcoin funcionaria com uma moeda do dia a dia. Ele voltou atrás em sua crítica em dezembro, afirmando que criptomoedas, como o bitcoin, poderiam ser um “ativo parecido com o ouro”.

O bitcoin não está pronto
para o sucesso esperado, afirma Ray Dalio

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na newsletter, Dalio acrescentou que o bitcoin “parece com uma opção de longa duração em um futuro completamente desconhecido na qual eu poderia aplicar uma quantia de dinheiro e não me importaria em perder 80% dela”.

“É com isso que o bitcoin se parece para este leigo”, acrescentou ele.

Dalio também compartilhou suas preocupações sobre o armazenamento seguro de bitcoin contra ataques cibernéticos. Ele também contestou a ideia de que o bitcoin seja um ativo escasso, destacando que existem muitos outros “ativos parecidos com o bitcoin”.

Meus amigos e eu, na Bridgewater, estamos focando atentamente no armazenamento alternativo de ativos de riqueza e esperamos que a Bridgewater forneça, em breve, um fundo com ativos alternativos e um veículo de armazenamento de fundos de riqueza para lidarmos melhor com a desvalorização do dinheiro e do crédito, que consideramos serem um grande risco e oportunidade, e o bitcoin não vai escapar de nossa análise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A newsletter de 14 páginas se aprofunda no desempenho histórico do bitcoin para avaliar se pode funcionar como um “veículo de armazenamento alternativo”. Por fim, a carta de Dalio indica que ainda é muito cedo para dizer o que acontecerá no futuro:

Ao todo, está claro que o bitcoin possui recursos que podem torná-lo em um veículo atrativo de armazenamento de riqueza; também se provou resiliente até agora.

Porém, temos de reconhecer que esse veículo financeiro só tem uma década de idade.

Em termos absolutos e em relação a veículos de armazenamento de riqueza já consagrados, como o ouro, como esse ativo digital irá se sair no futuro?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Futuros desafios ainda podem surgir com a computação quântica, revolta regulatória ou questões que ainda não determinamos.

Mesmo se nenhuma dessas se materializar, o bitcoin, por enquanto, nos parece ser uma opção de possível veículo de armazenamento de riquezas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar