Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O dilema do Bitcoin: segurar ou sair agora

27/12/2017 - 13:53

por Tanzeel Akhtar

A queda da semana passada do bitcoin, que em um determinado ponto viu a moeda digital mergulhar até 30%, bem como a continuação da volatilidade, atordoante, diária — até mesmo de hora em hora — na negociação da criptomoeda deu origem ao mantra, repetido como um cântico dentro da comunidade de cripto investimentos de um acrônimo relativamente pungente e muito pontual, representando muitas vezes uma pergunta de forma sucinta: HODL, acrônimo da expressão ‘Hang on for Dear Life’, significando “segura firme” em português.

Embora o bitcoin tenha se recuperado e está subindo mais no momento desta redação, comprar e manter ainda faz sentido? Ou há algum ponto de corte, abaixo do qual os alarmes devem começar a tocar, estimulando os investidores a considerar uma estratégia de saída, juntamente com um novo slogan, ‘GTHO’, do inglês “Get The Hell Out”, ou seja, “cai fora” em português.

Os aficionados hardcore do bitcoin continuam convencidos de que há muito mais à frente. Seu entusiasmo continua inabalado e está indiscutivelmente mais fervoroso. Eles acreditam que o mergulho recente foi apenas uma correção antes que a moeda alternativa finalmente ultrapasse os US$ 20 mil e além. Na visão deles, ação de parar o coração da semana passada foi apenas um negócio normal para o ativo altamente volátil, nada com que se preocupar. A venda de pânico quando os preços caem está, simplesmente, fora de questão. Na verdade, um investidor hardcore de bitcoin me disse: “Bitcoin até morrer!”

À medida que o interesse no investimento em bitcoin atinge seu nível máximo, os cânticos do HODL no Twitter e os fóruns de bate-papo aumentam. Alguns compararam isso a assistir a um culto. Não há dúvida de que a tecnologia inovadora por trás do bitcoin é revolucionária e nasceu de uma ideologia. Mas o HODL é realmente uma estratégia sólida?

Ignore os Preços Diários e HODL

De acordo com Marc Kenigsberg, um defensor do bitcoin e blockchain, quando você começa a entender o valor do bitcoin a longo prazo, os preços diários não são mais importantes:

“Continuar com o bitcoin é uma estratégia de longo prazo que requer resiliência e coragem de manter sua convicção, mas acredito que será compensadora. Nesse contexto, as quedas dos preços significam muito pouco, especialmente porque, historicamente, cada mergulho apenas fortaleceu a rede e o preço “

Theo Goodman, um especialista em apostas, diz:

“Você precisa saber quando HODL, quando sentir FUD * e quando sair. Não conte suas fichas, quando você se mantém calmo terá bastante tempo de sorrir quando as vendas acabarem.

[*FUD vem de “fear, uncertainty and doubt” em inglês, significando medo, incerteza e dúvida]

Sergey Shenderov, CEO e cofundador da Mom.life, um aplicativo com forte foco em novas tecnologias e comportamento humano, apresenta uma perspectiva mais comedida. Ele observa que o HODL não é nem bom nem ruim. Como em qualquer estratégia, é uma questão de perspectiva pessoal. Na opinião dele investir com sucesso no mercado de capitais é relativo e uma tese de investimento (e horizonte) são a principal vantagem competitiva.

Nos mercados de criptomoedas de hoje, extremamente voláteis, dominados por investidores de varejo não profissionais, há uma mentalidade de rebanho em vigor. Shenderov diz que os investidores não devem entrar em pânico e que, como com qualquer outro ativo, a ganância pode ser boa, mas deve ser informada pela compreensão da tecnologia e pelo histórico de preços do ativo. A estratégia do investidor também deve ser limitada pelo volume específico de capital que não tem medo de perder.

GTHO, Não Entrar ou Apenas Diversificar?

Ami Ben-David, um investidor em start-ups e cofundador da SPiCE VC, ressalta que o que vimos na semana passada não foi diferente do comportamento anterior do bitcoin. Ele diz que sempre houve uma desaceleração após uma alta forte. Não existe uma nova razão fundamental para mudar o sistema de crenças sobre a moeda digital neste momento.

Ben-David diz:

“Se você acredita que o bitcoin é o novo ouro, e muito melhorado, então há muito mais espaço para o HODL; apenas sente e espere (anos). No entanto, se você acredita que é uma bolha sem valor, não entre, porque você passará noites sem dormir e acabará vendendo em pânico e com prejuízo. Em qualquer caso, HODL ou não, sempre digo: não coloque mais do que você pode perder sem perder o sono, e se você tiver muito bitcoin – diversifique, procure alternativas de criptomoedas como tokens de segurança que são respaldados em modelos diferentes, para mitigar seu risco “.

Existe uma delimitação de quando um investidor deve entrar em pânico e desinvestir?

Ben-David acha que não:

“Essa é uma pergunta complicada. Enquanto não houver nenhuma mudança fundamental externa, os fiéis do bitcoin não entrarão em pânico e não venderão tudo, de fato, muitos deles não venderão, mesmo que haja uma mudança fundamental externa negativa – e essa é a verdadeira força da moeda a longo prazo. Os não-fiéis, que estão apenas a passeio – já vendidos, talvez por um bom lucro (agora ainda em 13 mil, eram 7 mil em novembro), e é provável que comprem novamente na próxima alta”.

No entanto, ele acredita que é melhor estar atento às alternativas:

“As pessoas devem diversificar ao invés de ficar com uma única moeda”.

Ben-Ami também sugere “tokens de segurança”, o que ele diz serem títulos respaldados por ativos reais. Embora a SPiCE VC ofereça um desses tokens, existem alternativas (o que segue abaixo não deve ser tomado como uma recomendação, nem como uma solicitação. É apenas para fins informativos. Os investidores devem sempre fazer sua própria diligência antes de investir em qualquer ativo). Ele diz:

Eu me refiro à nova onda de tokens compatíveis com a regulamentação, como os SPiCE VC Tokens, que são títulos respaldados por ativos reais. No caso do SPiCE, os tokens são respaldados pelo portfólio de investimentos do fundo (os investidores obterão sua participação nas saídas futuras), de modo que os tokens podem manter seu valor intrínseco mesmo que o bitcoin caia. Diversos tokens desse tipo estão sendo implantados para fundos, empresas e ativos (principalmente imóveis) no primeiro trimestre … “

À medida que a popularidade das criptomoedas como uma classe de ativos cresce, uma pequena mas crescente variedade de oportunidades alternativas de investimento torna-se disponível, incluindo outras moedas digitais com diferentes protocolos; a recentemente instituída negociação de futuros via CME e CBOE; e em breve, dois fundos bitcoins registrados na NYSE.

O bitcoin continua sendo uma proposta de alto risco e as desacelerações acentuadas são comuns. Mas está claro que existe um desejo dominante se desenvolvendo para a classe de ativos, e com ele, um mercado em expansão para formas mais seguras de participação.

Por Investing.com

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 27/12/2017 - 13:53

Cotações Crypto
Pela Web