Comprar ou vender?

Onde investir na renda fixa antes do corte da Selic em agosto? Veja qual é a ‘bola da vez’

27 jun 2023, 17:30 - atualizado em 27 jun 2023, 17:35
selic, renda fixa
Corte da Selic em agosto voltar ao radar (Imagem: Shutterstock)

A ‘bola da vez’ da renda fixa são os títulos prefixados. É o que afirmam os especialistas diante das esperanças renovadas de um eventual corte da Selic já na próxima reunião do Comitê da Política Monetária (Copom), em agosto.

Os prefixados permitem que os investidores garantam uma rentabilidade atrelada à taxa de juros elevada por mais tempo, pontua a planejadora financeira do C6 Bank, Larissa Frias. “Lá na frente, o mercado vai pagar menos por esses mesmos títulos”, diz.

A chefe de alocação da Blackbird Investimentos, Marina Renosto, lembra, no entanto, que boa parte da possível queda da taxa de juros já foi precificada pelo mercado. “Não conseguimos comprar mais papéis acima da Selic atual. Hoje, estamos falando de taxas de 11% ao ano”, afirma.

Por isso, Renosto prefere os títulos prefixados com vencimentos de médio e longo prazo — entre 3 e 8 anos. Segundo ela, os vencimentos mais curtos não são vantajosos, pois a queda da Selic deve ser gradual — ou seja, o ganho acima da taxa projetada será atingido apenas no longo prazo.

Entre os investimentos dessa categoria, a chefe de alocação da Blackbird destaca os CDBs, LCIs, LCAs, e os próprios títulos públicos do Tesouro Direto.

Corte da Selic em agosto

Nesta semana, três acontecimentos levaram o mercado a voltar a acreditar no afrouxamento da taxa básica de juros no país:

“A continuidade deste movimento será determinante para os cortes da Selic iniciarem”, afirmam Régis Chinchila e a equipe da Terra Investimentos, em relatório, sobre as perspectivas de desinflação.

Além disso, a maneira como o presidente do Banco Central, Campos Neto, se comunicar com o mercado até a reunião de agosto deve dar um indicativo das decisões futuras da autoridade, dizem.

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Editora-assistente no Money Times e graduanda em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Entrou para a área de finanças e investimentos em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.