Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Os gastos em alimentação das famílias brasileiras

09/02/2020 - 12:12
Serviços Restaurante
A alimentação fora do domicílio já responde por quase um terço das despesas em alimentação das famílias avaliadas (Imagem: REUTERS/Marko Djurica)

Recentemente comentamos as mudanças dos gastos das famílias brasileiras, captadas pelas Pesquisas de Orçamentos Familiares (POFs) do IBGE. Notamos uma queda na participação de despesas em alimentação, e um aumento em itens ligados a habitação, transporte, saúde e educação. Mas observamos mudanças importantes no grupo de alimentação.

Esse grupo é dividido em dois subgrupos: alimentação dentro do domicílio – itens comprados em supermercados, quitandas, açougues, entre outros, para serem consumidos em casa – e alimentação fora do domicílio – por exemplo, gastos em restaurantes, bares ou lanchonetes. Observamos um crescimento da participação da segunda categoria ao longo do tempo. Veja no gráfico abaixo, que mostra a fração desses dois subgrupos nas despesas de alimentação, com base nos dados das últimas três POFs – 2002-3, 2008-9 e 2017-8.

Na pesquisa mais recente, a alimentação fora do domicílio já responde por quase um terço das despesas em alimentação das famílias avaliadas.

Fonte dos dados

https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,brasileiro-aumenta-gasto-com-alimentacao-fora-de-casa,70003036906

https://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney/2010/06/24/gasto-para-comer-fora-do-lar-representa-31-da-despesa-com-alimentos-das-familias.jhtm

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Leia mais sobre: Blog do PQ?, Consumo, Opinião

Última atualização por Diana Cheng - 06/02/2020 - 16:17