Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Otimismo com economia global cresce, e BTG inclui Suzano na carteira de dezembro

Diana Cheng
01/12/2020 - 11:36
Fábrica da Suzano
O cenário de preços das commodities continua favorável, e a Suzano deve se beneficiar disso (Imagem: YouTube/Suzano)

O BTG Pactual (BPAC11) realizou uma mudança em sua carteira recomendada de ações para dezembro. Visando aumentar a exposição aos exportadores de commodities, o banco incluiu Suzano (SUZB3) no lugar da Energisa (ENGI11) no portfólio.

“Com a adição da Suzano, nosso portfólio passou a estar mais de 40% exposto diretamente à dinâmica de crescimento global”, comentou o BTG.

Empresa Ticker Segmento Peso
Vale VALE3 Metais básicos 15%
Petrobras PETR4 Petróleo e gás natural 10%
Magazine Luiza MGLU3 Varejo 10%
Gerdau GGBR4 Metais básicos 10%
B3 B3SA3 Financeiras 10%
TIM TIMS3 Telecomunicações 10%
CCR CCRO3 Infraestrutura 10%
Suzano SUZB3 Papel e celulose 10%
Cyrela CYRE3 Construção civil 10%
Oi OIBR3 Telecomunicações 5%

A troca reflete o aumento do otimismo dos analistas em relação à economia global, com o avanço das vacinas, as medidas de estímulo adicionais e as baixas taxas de juros.

O cenário de preços das commodities também continua favorável, e a Suzano deve se beneficiar disso. O BTG acredita que os preços continuarão subindo em 2021 devido a uma maior demanda global e a problemas de fornecimento no curto prazo na Ásia.

Com boas perspectivas para os mercados globais, o banco vê como risco para as ações brasileiras a piora do cenário fiscal no país.

“A única maneira de as ações brasileiras apresentarem um desempenho fraco é se o cenário para as contas fiscais do país piorar fortemente nos próximos meses”, disse. “Embora este não seja o nosso cenário base (quando olhamos para os diferentes resultados possíveis para o imbróglio fiscal, concluímos que as chances de um resultado positivo são maiores), não podemos descartar um cenário com implicações fiscais negativas”.

No entanto, a recuperação da economia brasileira tem surpreendido de forma positiva – no terceiro trimestre, principalmente. Agora, a expectativa é de que o PIB caia 4,2% em 2020 (versus a estimativa anterior de 4,8%).

“A atividade econômica melhor do que o esperado no terceiro trimestre de 2020 nos levou, pela primeira vez desde a pandemia, a revisar para cima nossas projeções de crescimento do PIB em 2021 para 3,5%, ante 3% antes”, complementou o BTG.

A carteira conseguiu superar a performance do Ibovespa em novembro, tendo valorizado 16,2%. O principal índice da Bolsa, por sua vez, apresentou retorno de 15,9%.

Última atualização por Diana Cheng - 01/12/2020 - 11:36

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web