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Ovo é o novo vilão da inflação? Em 2023, aumento é de quase 30%; entenda

22 mar 2023, 14:34 - atualizado em 22 mar 2023, 14:34
ovos
Os primeiros meses do ano marcam tradicionalmente um período de aumento na procura, consumo e vendas da proteína (Foto: IBGE/Divulgação)

Os preços dos ovos têm pesado no bolso do consumidor neste primeiro trimestre do 2023. Um dos principais itens da cesta básica do brasileiro, a caixa com 30 dúzias do ovo tipo extra branco, comercializado no atacado, acumula alta de 20,56% nos últimos 12 meses. O preço do produto em Bastos (SP) passou de R$ 145,90 em março do ano passado para R$ 175,90 na dado parcial do mês de março até o dia 21 de 2023.

Preços no atacado – Ovo tipo extra – branco (cx 30 dúzias) – Bastos/SP
mar-22 R$ 145,90
abr-22 R$ 148,51
mai-22 R$ 144,51
jun-22 R$ 145,67
jul-22 R$ 144,44
ago-22 R$ 151,39
set-22 R$ 152,74
out-22 R$ 151,86
nov-22 R$ 147,57
dez-22 R$ 146,03
jan-23 R$ 138,88
fev-23 R$ 165,33
mar-23 R$ 175,90
Fonte: Cepea

Já a caixa com 30 dúzias do ovo tipo extra vermelho, também negociado em Bastos/SP, tem valorização ainda maior, de 21,79%. Na mesma base de comparação, os preços passaram de R$ 165,69 para R$ 201,79. 

Preços no atacado – Ovo tipo extra – vermelho (cx 30 dúzias) – Bastos/SP
mar-22 R$ 165,69
abr-22 R$ 167,18
mai-22 R$ 162,25
jun-22 R$ 163,00
jul-22 R$ 162,30
ago-22 R$ 172,00
set-22 R$ 168,07
out-22 R$ 166,29
nov-22 R$ 161,44
dez-22 R$ 160,06
jan-23 R$ 155,95
fev-23 R$ 188,31
mar-23 R$ 201,79
Fonte: Cepea

Além disso, considerando-se apenas este início de ano, o cenário de inflação é ainda mais expressivo. Nos primeiros três meses de 2023, a caixa com 30 dúzias do ovo tipo extra branco teve uma valorização 26,66%. Desde janeiro, o preço saltou de R$ 138,88 para R$ 175,90.

Já a caixa com 30 dúzias do ovo tipo extra vermelho apresentou um avanço de 29,39% no mesmo período, passando de R$ 155,95 para R$ 201,79.

Ovos ou aves?

De acordo com a analista de mercado de ovos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Juliana Ferraz, os preços dos ovos estão em alta em função do período da Quaresma, época em que tradicionalmente a procura, consumo e vendas das proteínas aumentam. Além disso, há uma baixa oferta do produto.

“O elevado custo de produção levou muitos avicultores a intensificaram os descartes de poedeiras nos últimos meses, o que vem resultando em diminuição na oferta da proteína. A expectativa é de que, passado o período religioso, os preços se acomodem em patamares mais baixos. No entanto, acreditamos que os valores vão continuar acima dos praticados no mesmo período do ano passado“, explica.

Na visão do analista de proteína animal da Safras & Mercado, Fernando Iglesias, o cenário atual de preços mais altos para os ovos torna a carne de frango uma alternativa mais viável para a população brasileira.

“O ovo cresceu em nível de consumo no Brasil, muito em função da elevação do preço das proteínas concorrentes. Com isso, o frango se tornou a proteína mais consumida no país em função disso. Neste momento, o que estamos vivenciando é a perda da competitividade dos ovos na comparação com a carne de frango. Acredito que o frango será principal proteína consumida no Brasil em 2023“, analisa.

Repórter
Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
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Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu. Atua como repórter no Money Times desde março de 2023. Antes disso, trabalhou por pouco mais de 3 anos no Canal Rural, onde atuou como editor do Rural Notícias, programa de TV diário dedicado à cobertura do agronegócio. Por lá, participou da produção e reportagem do Projeto Soja Brasil, que cobre o ciclo da oleaginosa do plantio à colheita, e do Agro em Campo, programa exibido durante a Copa do Mundo do Catar e que buscava mostrar as conexões entre o futebol e o agronegócio.
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