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Paraguaia Ovetril assume porto estratégico enquanto fluxos de soja do Brasil aumentam

28 abr 2023, 16:25 - atualizado em 28 abr 2023, 16:26
Ovetril
João Paulo Barbieri, gerente do porto da Ovetril, disse à Reuters por telefone que Don Severo oferece uma opção para empresas brasileiras que desejam embarcar soja para Rosário, na Argentina (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

A empresa paraguaia de originação de soja Ovetril assumiu a administração do terminal portuário Don Severo, na cidade de Antequera, no Paraguai, enquanto as crescentes vendas de soja brasileira para a Argentina tendem a elevar os volumes que passam pelo estratégico porto, informou a empresa nesta sexta-feira.

O porto fica às margens do rio Paraguai, que tem a terceira maior frota de barcaças do mundo, e atualmente movimenta embarques paraguaios de milho e soja destinados principalmente à Argentina, disse a empresa.

João Paulo Barbieri, gerente do porto da Ovetril, disse à Reuters por telefone que Don Severo oferece uma opção para empresas brasileiras que desejam embarcar soja para Rosário, na Argentina, onde uma seca destruiu a safra, provocando um aumento nas importações brasileiras de soja.

Barbieri disse que Don Severo pode ser competitivo em relação ao Porto Murtinho, um porto de barcaças que fica em Mato Grosso do Sul, por estar mais próximo de Rosário.

“A economia com o uso de barcaças compensa o custo rodoviário”, disse ele, referindo-se à movimentação de grãos diretamente em barcaças de Porto Murtinho para Rosário, na Argentina, enquanto os caminhões precisariam transportar a soja brasileira para o sul para entrega em Antequera antes que eles possam ser carregados em barcaças.

Comerciantes globais de grãos, incluindo Cargill e Bunge, operam instalações na região de Rosário, onde a maior parte da soja argentina é esmagada para produzir óleo de soja e farelo de soja para os mercados de exportação.

O terminal Don Severo da Ovetril tem capacidade para armazenar 110 mil toneladas de grãos.

Quando estiver operando em plena capacidade, movimentará cerca de 1 milhão de toneladas de cargas por ano. Isso deve acontecer em breve, pois foram feitos investimentos para melhorar a eficiência do porto, segundo Barbieri.

A aquisição do terminal e os investimentos iniciais ultrapassaram 20 milhões de dólares, informou a empresa.

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