Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Partido Democrático da Itália defende permanência do ministro da Economia

01/02/2021 - 16:03
Roberto Gualtieri
O governo, não permitirá que o ministro da Economia, Roberto Gualtieri, seja posto de escanteio em qualquer reforma de gabinete (Imagem: Nietfeld/Pool via REUTERS)

O Partido Democrático da Itália (PD), que compõe o governo, não permitirá que o ministro da Economia, Roberto Gualtieri, seja posto de escanteio em qualquer reforma de gabinete que possa decorrer de uma crise governamental, disseram fontes políticas nesta segunda-feira.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte foi forçado a renunciar na semana passada quando um parceiro minoritário, o Itália Viva, deixou a coalizão de 17 meses por causa de discordâncias em torno do enfrentamento da pandemia de coronavírus e do colapso econômico subsequente.

Os ex-aliados de governo estão conversando para tentar superar as diferenças e ressuscitar a aliança.

Fontes políticas disseram que o Itália Viva, comandado pelo ex-premiê Matteo Renzi, quer uma grande reformulação ministerial, incluindo a retirada de Gualtieri, uma figura destacada do PD, para assinalar um rompimento claro com o passado.

Mas fontes do PD, assim como fontes políticas de fora do partido, disseram que não permitirão que Gualtieri seja sacrificado.

“Renzi causa quatro ou cinco tumultos, mas depois se contenta com objetivos mais alcançáveis”, disse um ministro do PD à Reuters, pedindo para não ser identificado devido à delicadeza da questão.

Separadamente, uma fonte que conversou com o presidente italiano, Sergio Mattarella –o homem encarregado de encontrar uma solução para a confusão– disse que o chefe de Estado quer “continuidade” nos principais ministérios, incluindo os da Economia, Ciência e Defesa.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 01/02/2021 - 16:03

Cotações Crypto
Pela Web