Setor Automotivo

Pedágios: Pagamentos em rodovias federais podem mudar; entenda

11 mar 2024, 8:30 - atualizado em 08 mar 2024, 15:19
Pedágio, Pix, Carros, Automóveis, DOU, Diário Oficial da União
Em 90 dias, as tarifa dos pedágios poderão ser pago na modalidade Pix e outros meios semiautomáticos (Imagem: Getty Images/Canva)

A forma de pagamento nos pedágios das rodovias federais, passará por modernizações que garantirão a eficiência e a praticidade na cobrança das tarifas.

Conforme mostra a portaria do ministro dos Transportes, Renan Filho, publicada na sexta-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU), as empresas deverão diversificar os meios de pagamento em todos os postos existentes, dando aos cidadãos a possibilidade de realizar o pagamento da tarifa na modalidade Pix e outros meios semiautomáticos.

A medida entrará em vigor em até 90 dias, e ficará sob gestão e fiscalização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), na qual também definirá a quantidade representativa de cabines por praça de pedágio, que terão as novas formas de pagamento.

Segundo a portaria, outros meios de pagamentos semiautomáticos das tarifas de pedágios devem contemplar, pelo menos, uma das operações de débito, por meio de cartão de crédito ou tecnologias de pagamento por aplicativos em dispositivo móvel.

Pedágios: Confira a portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU)

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.