Economia

PNAD: Rendimento recebido pelos trabalhadores é o menor desde 2012

28 jan 2022, 10:22 - atualizado em 28 jan 2022, 11:17
Carteira de Trabalho
O rendimento real habitual caiu 4,5% no trimestre encerrado em novembro, frente ao trimestre anterior (Imagem: Agência Brasil/ Marcelo Camargo)

O rendimento real habitual do trabalhador caiu 4,5% no trimestre encerrado em novembro frente ao trimestre anterior, e 11,4% em relação ao mesmo período de 2020, segundo dados divulgados hoje na PNAD Contínua, do IBGE.

Apesar na queda de 11,6% na taxa de desemprego, o rendimento habitual dos trabalhadores (a quantia que eles recebem por conta própria, mensalmente, sem acréscimos extraordinários ou descontos esporádicos) foi estimado em R$2.444 , o menor já registrado pela série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

Segundo a coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, isso significa que as pessoas que estão sendo inseridas no mercado de trabalho ganham menos, apesar do aumento na taxa de ocupação.

“Além disso, há o efeito inflacionário, que influencia na queda do rendimento real recebido pelos trabalhadores”, reforça a pesquisadora.

Salariômetro

Outro índice já apontava para a perda de ganho real no salário dos trabalhadores.

Mais cedo nesta semana, a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) anunciou que os trabalhadores formais encerraram o ano de 2021 somando três anos sem ganho real em seus salários, devido ao desconto inflacionário sobre o rendimento.

Segundo o Boletim Salariômetro, 19,7% das correções ficaram iguais e somente 13,1% superaram o índice de preços no ano passado. O piso dos salários foi 4,5% superior frente ao ano anterior, valendo R$ 1.332 em 2021.

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.