Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Populares plataformas DeFi têm cada vez mais tráfego on-line

07/08/2020 - 8:14
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Febre da “revolução agrícola” do setor DeFi fez com que plataformas colhessem bom frutos nas últimas semanas (Imagem: Freepik/rawpixel.com)

Nos últimos meses, The Block informou sobre o volume crescente de corretoras descentralizadas, que atingiu uma alta recorde acima de US$ 4 bilhões em julho.

Dados da SimilarWeb indica que muitos das plataformas mais populares de finanças descentralizadas (DeFi) — incluindo MakerDAO, Compound e Aave — começaram a ter aumentos significativos em tráfego on-line em abril e maio.

O crescimento notável na atividade veio com o quinto aniversário da rede Ethereum.

O gráfico abaixo mostra o crescimento do tráfego on-line ao longo do tempo.

Tráfego on-line dos principais projetos DeFi (Imagem: Similar Web, The Block)

Abaixo, os números por trás de cada plataforma, que fornecem mais nitidez sobre o crescimento. SimilarWeb mostrou 80 mil visitas para Compound em abril. Em comparação, esse número atingiu 540 mil em julho após 480 mil em junho.

(Imagem: SimilarWeb)

Segundo a Messari, Uniswap — a principal corretora descentralizada (DEX) em volume no mês de julho — teve um grande aumento em tráfego na Uniswap.org, aumentando de 90 mil visitas para 1,4 milhão.

Porém, esse aumento parece ser consequência do redirecionamento da Uniswap.exchange para a Uniswap.org. Em julho, SimilarWeb registrou 960 mil visitas para a Uniswap.exchange, um número que caiu para apenas 5 mil em julho.

Uniswap.org vs. Uniswap.exchange (Imagem: SimilarWeb, The Block)

 

(Imagem: SimilarWeb)

No entanto, esses números ainda demonstram o grau em que a Uniswap se beneficiou da tendência de crescimento de visita entre grandes plataformas DeFi.

Mas qual foi o fator desse aumento? É possível que o crescimento de atividade esteja ligado à ascensão da “liquidity mining”/”yield farming” nas plataformas DeFi.

“Liquidity mining” é quando um emissor de token ou corretora recompensa um pool de formadores de mercado com um token nativo para incentivá-los a fornecer liquidez para um token específico. “Yield farming” é a busca pela melhor oportunidade de rendimentos possível em plataformas cripto.

No caso da Compound, o token de governança COMP começou a ser negociado em julho após ir ao ar em abril. Um aumento recente no preço de grandes criptomoedas — principalmente do bitcoin e do ether — também pode estar direcionando o interesse em plataformas DeFi.

O caso do bombeamento de crescimento da Balancer é bem aparente: o lançamento de seu programa de liquidity mining no início de julho. Entre maio e junho, o tráfego registrado pela SimilarWeb passou de 7 mil para 95 mil.

Considerando alguns ciclos de notícias relacionadas a DeFi representam um ecossistema que está tendo impulsionamento. Por exemplo, pedidos enviados à Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) em junho mostraram que a Uniswap arrecadou US$ 11 milhões de investidores.

Plataformas, como Aave, estão apresentando planos futuros bem ambiciosos e plataformas existentes — principalmente Augur — estão avançando com reformulações que fazem melhor uso da crescente rede de ativos e protocolos.

Mas é essencial tomar cuidado com os buracos pelo caminho.

Recentemente, o criador de um token de bifurcação do Yearn Finance (YFI) chamado Asuka alegadamente fez parte de um esquema de fraude, e o exemplo mais recente de uma invasão à uma plataforma DeFi de contratos autônomos — Opyn — resultou na perda de centenas de milhares de USDC.

O crescimento acelerado do setor
de Finanças Descentralizadas (DeFi)

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 07/08/2020 - 8:14