Datafolha

Por que o resultado do Ibope foi tão diferente ao do Datafolha?

12 set 2018, 10:04 - atualizado em 12 set 2018, 10:04

Uma simples observação de metodologia pode explicar a grande diferença entre as pesquisas recentes do Ibope, que mostrou números melhores para Jair Bolsonaro no 2º turno, e do Datafolha, que tem o efeito do seu atentado na última quinta-feira (6) suavizado. A equipe de análise da MCM Consultores explica resumidamente em um relatório publicado hoje (12) os principais motivos para essa divergência:

“Esta pesquisa do Ibope se diferenciou do levantamento do Datafolha por ter sido iniciada no dia 08, enquanto este último foi realizado num único dia (10/09), portanto num período mais próximo ao atentado contra Bolsonaro. Além disso, o Ibope antes de apresentar os candidatos aos entrevistados fez duas perguntas sobre a situação do entrevistado e sobre o futuro do Brasil. É possível que estas duas perguntas induzissem o entrevistado a escolher uma candidatura mais radical e contrária ao sistema político atual, como a de Bolsonaro”.

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.