CryptoTimes

Pós-halving: JP Morgan espera queda no preço do Bitcoin (BTC) e expansão para a América Latina; entenda

18 abr 2024, 15:32 - atualizado em 18 abr 2024, 15:32
bitcoin btc preço pós halving
Analistas do banco acreditam que evento fará com que mineradores de Bitcoin busquem América Latina em busca de custos de energia mais baixos (Imagem: GNEPPHOTO/Canva Pro)

O halving, evento que reduz pela metade a recompensa aos mineradores de Bitcoin (BTC), está cada vez mais próximo e, para os analistas do JP Morgan, a cripto poderá sofrer uma possível queda em seu preço.

O Bitcoin apresentava alta de 3,38% às 15h09 desta quinta-feira (18), em cotação de US$ 63,115.



O evento ocorre automaticamente após a mineração de 210,00 blocos, aproximadamente a cada quatro anos, e reduzirá a recompensa de 6,25 BTC para 3,125 BTC.

Precificação afeta cotação do Bitcoin

“Não esperamos aumentos no preço do BTC após o halving, pois ele já foi precificado”, escreveram analistas do JP Morgan, liderados por Nikolaos Panigirtzoglou, em um relatório na quarta-feira (17) divulgado pelo The Block.

Entre os motivos para a opinião, está a visão de que o evento já está sendo levado em consideração nos preços atuais, corroborada pelo entendimento de que a cotação está acima do preço ajustado pela volatilidade do JP Morgan, de US$ 45.000.

Outro temor é que o fraco financiamento de capital de risco criptográfico, apesar da aprovação recente dos ETFs (fundos de índice) de Bitcoin à vista pela SEC dos Estados Unidos ter dado fôlego ao setor, poderá reduzir o preço da criptomoeda após o halving.

Para os analistas do banco, há uma chance de empresas de mineração de Bitcoin considerarem buscar regiões com custos de energia mais baixos, como a América Latina ou a África.

A expectativa é de que o halving afete os mineradores e o hashrate de mineração. “À medida que os mineradores não lucrativos saem da rede, prevemos uma queda significativa no hashrate”, afirmam os analistas.

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.