AgroTimes

Preço do leite ao produtor em outubro é 6,5% menor ante setembro, diz Cepea

28 out 2022, 15:20 - atualizado em 28 out 2022, 15:20
Leite
Em São Paulo, a pesquisa do Cepea mostrou reduções de 18,9% no preço médio do leite longa vida (UHT) de agosto para setembro (Imagem: Pixabay/moritz320 )

O preço do leite captado em setembro e pago aos produtores em outubro caiu 6,5% ante o mês anterior, a R$ 2,8481/litro na “Média Brasil” líquida do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em relação à média de outubro do ano passado, o valor é 15,5% superior, já ajustado pela inflação. “A inversão do movimento altista, que durou de fevereiro a agosto, esteve atrelada ao enfraquecimento da demanda por lácteos – que vem pressionando as cotações ao longo de toda a cadeia – e ao aumento da oferta – tanto pelo incremento da produção quanto pelo crescimento das importações”, disse o Cepea em nota.

Do lado da demanda, o consumo de lácteos não reagiu no último mês, o que o Cepea atribui ao menor poder de compra da população. “Com vendas fracas e maior pressão dos canais de distribuição, os laticínios tiveram dificuldades em negociar os derivados.

Em São Paulo, a pesquisa do Cepea mostrou reduções de 18,9% no preço médio do leite longa vida (UHT) de agosto para setembro, de 17,7% no da muçarela e de 12,8% no do leite em pó fracionado (400g), em termos reais.”

A oferta de leite, por outro lado, cresceu, puxada pelas importações. A produção de leite também tem se recuperado. “O crescimento na produção de leite se deve aos maiores investimentos na atividade – os quais, por sua vez, foram viabilizados pelo aumento expressivo dos preços ao produtor (sobretudo entre junho e agosto) e pela queda nos custos de produção”, explica o Cepea.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Índice de Captação de Leite (ICAP-L) do Cepea aumentou 2,2% de agosto para setembro – a reação dos preços vem sendo observada há cinco meses. “Desde janeiro, o ICAP-L acumula incremento de 8,7%, e, desde setembro de 2021, de 10,9%”, informa o Cepea. Conforme a análise, com o fim próximo da entressafra, no último trimestre, a produção ganhará ritmo, pressionando as cotações.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar