Internacional

Preços do minério de ferro avançam por demanda robusta e preocupação com oferta

16 jun 2020, 8:36 - atualizado em 16 jun 2020, 8:42
Minério de ferro Mineração Commodities
O minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian encerrou a sessão com alta de 1%, a 781 iuanes (110,37 dólares) por tonelada (imagem: Reuters/Muyu Xu)

Os futuros do minério de ferro avançaram nesta terça-feira, à medida que os preços spot da matéria-prima utilizada na fabricação do aço mantiveram-se perto de máximas de 10 meses devido à robusta demanda de siderúrgicas na China e preocupações sobre a oferta.

O minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian encerrou a sessão com alta de 1%, a 781 iuanes (110,37 dólares) por tonelada, enquanto na bolsa de Cingapura o contrato de referência subiu 2,3%, para 102,79 dólares na sessão da tarde.

A produção semanal de vergalhões de aço por 137 siderúrgicas chinesas atingiu 3,99 milhões de toneladas entre 4 e 10 de junho segundo pesquisa da consultoria Mysteel o maior nível semanal desde o início dos levantamentos em 2015.

A produção chinesa de aço saltou 8,5% ante o mês anterior, para um recorde de 92,4 milhões de toneladas em maio, em meio a um “boom” na construção impulsionado por um programa de recuperação da economia doméstica liderado pela infraestrutura.

Mas alguns analistas alertam sobre riscos de curto prazo para o mercado, como a chegada da época de chuvas no sul da China, que provavelmente reduzirá a velocidade das atividades de construção, e uma potencial alta em infecções por coronavírus, que poderia atrapalhar a recuperação econômica.

O contrato spot do minério de ferro 62% ficou estável a 105 dólares por tonelada na véspera, segundo dados da consultoria SteelHome.

No aço, o vergalhão na bolsa de Xangai caiu 0,1% nesta terça-feira.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.