Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Presidente do BC da Turquia diz que política monetária está dura o suficiente

07/10/2021 - 8:41
Consumidores fazem compras em mercado de Istanbul, Turquia
Já deu: presidente do BC turco afirma que juros já estão suficientemente altos, apesar de inflação mensal de quase 20% (Imagem: REUTERS/ Murad Sezer)

O presidente do banco central da Turquia disse a investidores na quarta-feira (06) que a política monetária está suficientemente apertada para lidar com a inflação e que espera que as medidas de núcleo da alta dos preços recuem no curto prazo, de acordo com três fontes que participaram de uma teleconferência com o banco.

O banco central surpreendeu os mercados com um corte de juros de 1 ponto percentual no mês passado, levando a lira a mínimas recordes por preocupações em relação à influência do presidente do país, Tayyip Erdogan, na política monetária.

O presidente do banco central, Sahap Kavcioglu, deu sinais “dovish” (inclinados a uma política monetária mais frouxa) na ligação com investidores locais, mas sem uma indicação clara sobre se vê mais afrouxamento à frente, ou quanto, disseram as fontes à Reuters.

Ele acrescentou que o banco não olha apenas para as medidas de núcleo da inflação ao determinar a política monetária, segundo as fontes.

Inflação de dois dígitos

No mês passado, a taxa básica foi reduzida a 18%, enquanto a inflação geral subiu para 19,58% em setembro, deixando os juros reais da Turquia em território negativo.

Depois que a inflação geral subiu acima da taxa de juros em agosto, o banco começou a enfatizar o núcleo “C” da inflação, que também aumentou em setembro, a 16,98%.

Kavcioglu, quarto presidente do banco central turco em menos de três anos, disse na conversa que a política monetária vai garantir uma desinflação o mais rápido possível e levar em conta possíveis riscos, segundo as três fontes, que pediram anonimato.

Duas fontes também disseram que Kavcioglu afirmou ainda que o banco estava implementando uma política monetária dura havia um ano e que o corte do mês passado não mudou isso.

O banco central não comentou imediatamente o que foi falado no encontro. As teleconferências mensais, incluindo outra na quinta-feira com investidores estrangeiros, são fechadas à imprensa.

A meta de inflação do banco central turco é de 5%, mas ela ficou em dois dígitos durante a maior parte dos últimos cinco anos.

Última atualização por Márcio Juliboni - 07/10/2021 - 8:41

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web