Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Presidente do México confirma plano de hospedar conversas políticas na Venezuela

05/08/2021 - 13:59
Andrés Manuel López Obrador
O que estamos procurando é que exista diálogo e acordos entre as partes”, disse López Obrador, sem querer dar maiores detalhes (Imagem: México/Divulgação via REUTERS)

O México organizará conversas entre o governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a oposição política, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador aos repórteres nesta quinta-feira, a primeira vez em que uma autoridade mexicana confirma as negociações.

“O que estamos procurando é que exista diálogo e acordos entre as partes”, disse López Obrador, sem querer dar maiores detalhes.

Duas fontes a par da situação disseram à Reuters na quarta-feira que as conversas provavelmente começarão no dia 13 de agosto. Não ficou claro em qual local do México elas aconteceriam.

Maduro, responsável pelo colapso econômico do país antes próspero, diz estar disposto a negociar com o líder opositor Juan Guaidó.

Mas ele insiste que a pauta precisa se concentrar na suspensão das sanções dos Estados Unidos, a maior parte delas instaurada pelo ex-presidente Donald Trump dois anos atrás em uma tentativa fracassada de afastar o presidente socialista do poder.

Guaidó diz que a oposição quer usar as conversas para exigir garantias de eleições livres e justas na esteira de críticas abrangentes de que a última votação foi fraudada em favor dos governantes socialistas.

Conversas anteriores entre os dois lados não produziram resultados significativos.

Última atualização por André Luiz - 05/08/2021 - 13:59

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto