Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Processo contra Bitfinex, Tether, Bittrex e Poloniex alega manipulação do mercado cripto

04/06/2020 - 8:12
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Tether (USDT) é uma stablecoin (criptomoeda de preço fixo, lastreada por alguma moeda nacional) que deveria ter valor fixo ao dólar, mas um processo judicial disse que esse lastro não existe e que houve emissão desenfreada da stablecoin (Imagem: Pixabay/AJEL)

Uma alteração em uma ação coletiva foi movida contra Bitfinex, Tether e outras empresas por alegadamente manipularem o mercado cripto.

As corretoras de criptoativos Bittrex e Poloniex foram acrescentadas como novas acusadas no processo atualizado, enviado no dia 3 de junho ao Tribunal do Distrito Sul de Nova York. A acusação inicial havia sido enviada em outubro de 2019.

O processo de 156 páginas alega que as acusadas manipularam o mercado cripto ao inflacionar, de forma fraudulenta, preços e causar “prejuízo de bilhões de dólares” a investidores.

“Tether emitiu bilhões de USDTs para si sem lastro pelo dólar americano — simplesmente criando USDT do nada”, afirma a ação.

“Tether escondeu esse fato ao ‘vender’ USDT recém-emitidas à Bitfinex. […] Já que a Bitfinex e Tether eram praticamente uma só, Tether transferir USDT recém-emitidas à sua própria conta na Bitfinex sem receber dólares em troca, assim como é exigido por clientes verdadeiros.”

O processo reformulado também alega que Bittrex e Poloniex também eram “participantes do esquema”, ou seja, sabiam que Bitfinex estava transferindo grandes quantias de USDT não lastreado a suas corretoras.

“Bitfinex e Poloniex aceitaram essas transferências e permitiram que Bitfinex e Tether — como donas dos endereços que continuam essas USDT — para vender as UDTs não lastreadas por ‘criptocommodities’ em suas corretoras, aumentando os preços das criptocommodities’, segundo o processo.

Também houve alterações à lista de requerentes no processo, como o acréscimo de Matthew Script, investidor cripto, e a exclusão de David Leibowitz e da Global Trade Solutions AG.

É importante destacar que a ação inicial exigia um total de US$ 1,4 trilhão por prejuízos. O processo atualizado não menciona essa quantia.

Agora, os requerentes buscam por “custos razoáveis pela ação, juros pré e pós-julgamento e taxas razoáveis pelos advogados” e exigem uma audiência por um júri para todas as reivindicações.

Ainda não se sabe o que o júri irá decidir. Os requerentes são representados por Vel Freedman e Kyle Roche da Roche Cyrulnik Freedman LLP — os advogados que ganharam um caso federal contra Craig Wright em 2019.

Outros representantes do processo judicial incluem os escritórios de advocacia Selendy & Gay PLLC e Schneider Wallace Cottrell Konecky LLP.

Confira, abaixo, o processo judicial recente:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 25/06/2020 - 23:41