Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Protocolo IPFS é atualizado para tornar coleta de dados mais rápida

28/04/2020 - 11:05
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
IPFS é um protocolo hipermídia de ponto a ponto criado para tornar a internet mais rápida, segura e aberta (Imagem: InterPlanetary File System)

O InterPlanetary File Sistem (IPFS, que pode ser traduzido como Sistema de Arquivos Interplanetário), sistema distribuído de arquivos de ponto a ponto (P2P) desenvolvido pela Protocol Labs, passou por uma atualização de rede a fim de acelerar o processo de roteamento de conteúdo.

IPFS fornece uma alternativa descentralizada para protocolos existentes de compartilhamento de arquivos, como o protocolo de transferência de hipertexto (HTTP, em inglês).

Comparado com o HTTP, por exemplo, que segue um modelo tradicional de cliente-servidor (a forma como um servidor fornece recursos e serviços a um ou mais clientes), IPFS incorpora múltiplos elementos de internet e faz uso de nós distribuídos.

Nesta terça-feira, a Protocol Labs lançou a nova iteração do sistema, IPFS 0.5, que torna mais rápido adicionar, encontrar, fornecer e coletar dados.

Para tal, desenvolvedores realizaram diversas melhorias para a implementação da tabela distribuída de hashes (DHT) — um mecanismo parecido com um catálogo que ajuda a rede a encontrar conteúdo.

Segundo fontes do The Block, a atualização da rede permite que usuários coletem conteúdo entre duas e cinco vezes mais rápido do que na rede anterior.

Para melhorar a experiência geral de desenvolvimento, IPFS 0.5 também acrescentou suporte a ferramentas populares, incluindo links .eth baseados em blockchain, a gestora de serviços systemd do Linux e arquivos .car (tipo de arquivo binário que contém informações sobre ativos usados por um aplicativo específico).

“Nossa colaboração com a Protocol Labs e o mais recente lançamento IPFS 0.5 são fundamentais para o lançamento de nossos futuros produtos IPFS premium este ano”, afirmou Michael Godsey, gestor de produtos na Infura, grupo de nós hospedado na Ethereum que fornece um nó IPFS a desenvolvedores.

“As melhorias à DHT e a estabilidade nos permite fornecer um produto ainda mais confiável e continuar a levar IPFS para as mãos dos desenvolvedores de aplicações descentralizadas.”

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 28/04/2020 - 11:05