Qual o impacto da vitória presidencial de Joe Biden na indústria cripto?

07/11/2020 - 11:00
Joe Biden
Apesar do embate entre Trump e Biden, pode ser que haja uma abordagem menos agressiva do governo em relação a novas tecnologias, mas é preciso que legisladores e defensores debatam entre si para avançarem no caminho da inovação (Imagem: Facebook/Joe Biden)

Não é novidade que a comunidade cripto é uma das mais comunicativas da internet, com seus blogs, fóruns, “threads” de Twitter, newsletters, canais do Telegram, e, principalmente, entrevistas e podcasts.

Aqui, no Crypto Times, temos o Crypto Storm, apresentado pelos especialistas André Franco e Vitor Perim, que debatem sobre acontecimentos da semana e apresentam conceitos da indústria cripto em língua portuguesa.

Em língua inglesa, diversos portais sobre cripto têm seus próprios podcasts, como nossos parceiros Brave New Coin (Crypto Conversation), Messari (Unqualified Opinions) e The Block (The Scoop).

O principal assunto desta semana, tanto no mercado financeiro tradicional como no mercado cripto, é o iminente resultado das eleições presidenciais americanas, o embate entre o atual presidente Donald Trump e seu adversário Joe Biden.

Trump tem 0,5% de chance de vitória nas eleições dos EUA,
segundo mercados de previsão cripto

Laura Shin, jornalista e apresentadora dos podcasts Unchained e Unconfirmed, convidou Kristin Smith, diretora executiva da Blockchain Association e membro do comitê HODLpac, para falar sobre o possível impacto da vitória de Joe Biden na indústria cripto.

A Blockchain Association é uma organização que, com o apoio de especialistas e autoridades, visa reformular políticas públicas para beneficiar o mercado cripto e fornecer conteúdos educacionais para essa comunidade.

Kristin explica como essa união entre defensores de cripto e reguladores é essencial, citando Heister Peirce, representante da SEC que é favorável à tecnologia cripto e, muitas vezes, chamada de “cripto-mãe“, bem como Brian Brooks, atual diretor operacional do Escritório do Controlador da Moeda dos EUA (OCC), ex-diretor jurídico da corretora cripto Coinbase.

Peirce e Brooks fazem a ponte educacional entre cripto vs. mercado tradicional em seus cargos, ajudando àqueles à sua volta a entenderem por que a tecnologia é essencial, segundo Kristin, já que a administração supertradicional de Trump tem críticos ferrenhos ao bitcoin, como Steven Mnuchin e Jay Clayton.

Qual a relação entre eleição e cripto?

Sobre regulamentação, a Blockchain Association deseja que, com uma nova administração na presidência americana, haja mais debate, pesquisa e clareza sobre leis que visam regulamentar criptoativos, como o eterno debate de tokens serem ou não valores mobiliários.

Outras iniciativas, como stablecoins e CBDCs (“dólar digital” ou o “yuan digital“), também se beneficiariam de um amplo debate entre o setor privado e o setor público.

Kristin menciona que, apesar de uma futura administração democrata e tradicional de Biden, existem legisladores — como Cynthia Lummis, investidora cripto e senadora recém-eleita do estado de Wyoming, uma das regiões mais favoráveis a cripto — já integrados no sistema regulatório americano e que poderão fomentar mudanças internamente.

Outros fatores como subsidiárias americanas de grandes corretoras cripto, como Binance.US, chamaram a atenção de reguladores. Estes confundem novos serviços como “ameaças” ao sistema tradicional, algo que precisa ser desmistificado.

Laura e Kristin comentam outras questões, como a isenção de impostos para criptoativos, e o fornecimento de serviços cripto do PayPal, bem como HODLpac, organização que dá voz à população sobre mudanças relacionadas a tecnologia, pode ser um direcionador desse debate.

Confira, abaixo, a edição mais recente do podcast Unchained:

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 07/11/2020 - 11:05

Pela Web