Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Queda no preço do bitcoin sugere estouro de bolha, alertam economistas

18/01/2018 - 8:54

Investing.com – Apesar de ter perdido mais de 40% nas últimas semanas, a cotação do bitcoin ainda tem muito para cair, de acordo com analistas da Capital Economics.

À medida que decisores da Coreia do Sul mais uma vez indicaram na quinta-feira que estão considerando fechar corretoras domésticas de criptomoedas, a Capital Economics também descartou alegações de que o bitcoin e outras criptomoedas poderiam substituir moedas estabelecidas, classificando essas alegações como “lixo”.

“Alegações de que criptomoedas irão substituir moedas fiduciárias estabelecidas são lixo; nossa visão é de que o bitcoin é uma bolha”, afirmou a nota de pesquisa da Capital.

Entusiastas de criptomoedas defendem que moedas fiduciárias— dinheiro emitido ou amparado por bancos centrais — não possuem valor intrínseco.

“Claro, moedas modernas em papel não possuem qualquer valor intrínseco. Mas, ao contrário de dólares, por exemplo, o bitcoin não é amparado por uma autoridade confiável, como um banco central ou um governo”, afirmou a nota.

A nota ainda disse que as últimas quedas de preço do bitcoin “sugerem que a bolha está estourando”, mas como o preço ainda está dez vezes mais alto do que estava no ano passado, há ainda um longo caminho de queda.

A Capital defendeu que o aumento no preço não foi guiado por qualquer visão mundial estratégica, mas sim mais por uma simples crença de que continuará a aumentar de valor.

“A maior parte das pessoas está comprando bitcoin não por conta de uma crença em seu futuro como moeda global, mas sim porque esperam que irá aumentar de valor”, afirmou a nota.

“Consequentemente, possui todas as características de uma bolha especulativa clássica, que esperamos que irá estourar. Quando irá estourar totalmente é o que todo mundo quer saber e os preços poderão subir novamente, mas antes cairão mais”, acrescentaram.

A Capital observou que mesmo se a bolha estourar, não deverá haver grande impacto na economia global porque a quantidade de dinheiro investida em criptomoedas é relativamente pequena e o investimento não é feito por instituições.

A nota também observou que a tecnologia blockchain, que sustenta as criptomoedas, terá um impacto duradouro.

“Não apenas poderá transformar o sistema financeiro — ao remover a necessidade de que os bancos atuem como intermediários — mas poderá ter aplicações em outras partes como, por exemplo, manutenção de taxas e de registros hospitalares. Um elemento particularmente interessante são os contratos inteligentes, que poderão transformar a cadeia de suprimentos e as finanças comerciais”, afirmou a nota.

Por Investing.com

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 18/01/2018 - 8:54

Cotações Crypto
Pela Web