Economia

Reajuste mediano do salário cai para 10,1% em agosto, aponta Salariômetro

22 set 2022, 9:00 - atualizado em 21 set 2022, 19:31
Salário feriado
Trabalhador pode receber em dobro se trabalhar em feriado; entenda (Imagem:Towfiqu barbhuiya/Unsplash)

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou o boletim Salariômetro – Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas do mês de agosto, que mostrou que 43,4% dos reajustes ficaram abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Houve queda em relação a julho, em que 48,1% dos reajustes salariais ficaram abaixo da inflação.

O reajuste médio no mês ficou em 10,1%, ante 11,9% em julho. Pelo terceiro mês consecutivo, o reajuste mediano empatou com o INPC acumulado.

Enquanto isso, o piso mediano ficou em R$ 1.390, valor apenas 14,7% acima do salário mínimo.

O estudo mostra ainda que em 30,2% das negociações, o percentual de reajuste ficou acima da inflação, ante 17,9% verificado nos últimos 12 meses.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.