Serviços

Receita Federal amplia lista de serviços atendidos pelo chat

09 abr 2020, 11:16 - atualizado em 09 abr 2020, 11:16
Receita Federal
O chat da Receita foi criado em abril de 2019 (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Receita Federal ampliou a lista de serviços que são prestados de maneira virtual pelo chat (atendimento online) para evitar deslocamentos até as unidades de atendimento presencial no período de quarentena por causa do coronavírus.

chat da Receita foi criado em abril de 2019. A ferramenta permite ao contribuinte conversar diretamente com servidores da Receita Federal sobre sua situação específica.

“Atualmente, a Receita Federal realiza por meio do chat cerca de 28.940 atendimentos mensais. A expectativa é que este volume seja consideravelmente ampliado com a atual expansão dos serviços prestados por meio deste canal”, disse o órgão.

Os canais de atendimento podem ser encontrados no portal da Receita Federal.

Os serviços são os seguintes:

Cópia de Declarações não disponíveis no e-CAC (para contribuintes com Certificado Digital)

Emissão de GPS (DebCad)

Orientações – CNPJ

Orientações – Obra

Orientações – PGFN

Orientações – Parcelamento

Orientações – PER/Dcomp

Regularização de Débitos Fazendários PJ

Regularização de Débitos Previdenciários PJ

Regularização de Parcelamentos PF e PJ

Regularização de Débitos de ITR

Simples Nacional

Protocolo de Processos (para contribuintes com Certificado Digital) – previsão: próxima semana

Na lista abaixo, estão os serviços que já são atendidos pelo chat:

Conversão de Processos Digitais

Discordância de Compensação de Ofício de PER/Dcomp

eSocial – Empregador Doméstico

Orientações – CPF

Orientações – DCTFWeb

Regularização de Débitos Fazendários PF

Regularização de Débitos Previdenciários PF

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