Receita Federal amplia lista de serviços atendidos pelo chat
A Receita Federal ampliou a lista de serviços que são prestados de maneira virtual pelo chat (atendimento online) para evitar deslocamentos até as unidades de atendimento presencial no período de quarentena por causa do coronavírus.
O chat da Receita foi criado em abril de 2019. A ferramenta permite ao contribuinte conversar diretamente com servidores da Receita Federal sobre sua situação específica.
“Atualmente, a Receita Federal realiza por meio do chat cerca de 28.940 atendimentos mensais. A expectativa é que este volume seja consideravelmente ampliado com a atual expansão dos serviços prestados por meio deste canal”, disse o órgão.
Os canais de atendimento podem ser encontrados no portal da Receita Federal.
Os serviços são os seguintes:
Cópia de Declarações não disponíveis no e-CAC (para contribuintes com Certificado Digital)
Emissão de GPS (DebCad)
Orientações – CNPJ
Orientações – Obra
Orientações – PGFN
Orientações – Parcelamento
Orientações – PER/Dcomp
Regularização de Débitos Fazendários PJ
Regularização de Débitos Previdenciários PJ
Regularização de Parcelamentos PF e PJ
Regularização de Débitos de ITR
Simples Nacional
Protocolo de Processos (para contribuintes com Certificado Digital) – previsão: próxima semana
Na lista abaixo, estão os serviços que já são atendidos pelo chat:
Conversão de Processos Digitais
Discordância de Compensação de Ofício de PER/Dcomp
eSocial – Empregador Doméstico
Orientações – CPF
Orientações – DCTFWeb
Regularização de Débitos Fazendários PF
Regularização de Débitos Previdenciários PF