Rendimentos do setor cripto em 2019

09/01/2020 - 16:53
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
bitcoin alta rendimento estatística rede desempenho
A narrativa por trás dos protocolos de finanças abertas explodiu em 2019 (Imagem: Money Times)

Durante o ano passado, vimos aplicações novas e existentes (muitas criadas uma sobre as outras) começarem a encontrar seu local como produtos no mercado enquanto preenchiam a lacuna por “verbas de dinheiro” apermissionadas, como contração, concepção, negociação, alavancagem etc.

Isso gerou um grande aumento na quantidade de discussões e inovações acontecendo no setor DeFi.

Apesar dos resultados estarem misturados, eles parecem ter impactado o preço de forma positiva.

messari rendimentos setor
Tradução feita a partir do gráfico fornecido pela Messari

Analisamos qual seria o desempenho dos US$ 100 investidos no início do ano, em uma cesta ponderada equivalente, nos quatro principais setores DeFi.

Não surpreende que gestão de ativos teve o maior desempenho progressivo, de nove vezes, em consequência do rendimento anual de 3.000% da Synthetix.

Conforme relatamos anteriormente, Synthetix ajustou, em março, sua política monetária a fim de fornecer investimento inflacionário a stakers em sua plataforma para incentivar a criação de ativos sintéticos.

É claro que isso funcionou, já que o uso disparou e o valor do token SNX aumentou simultaneamente.

Como acréscimo aos rendimentos dos protocolos de gestão de ativos, Numerai teve um aumento de 170% após Placeholder e Paradigm terem investido US$ 11 milhões para ajudar na criação do protocolo Erasure, um mercado de feeds de dados de alta qualidade.

Os segundos maiores rendimentos foram nos mercados de previsão e oráculos, quase um resultado completo da Chainlink, que anunciou uma gama de parcerias durante o ano, incluindo grande nomes como Google cloud.

Concessão/empréstimo foi mais balanceado, com ganhos positivos da Ripio, Aave e Cred, conforme mercados de crédito parecerem ter encontrado o caso de uso mais forte no setor DeFi.

Por último, tokens de corretoras descentralizadas tiveram baixo desempenho, exceto pela Kyber. Isso pode ser um resultado da Uniswap, provando que um token não é necessariamente um componente de uma corretora descentralizada e, por sua vez, mal acrescenta fricção aos usuários.

Nossa tese é que existe um espaço gigantesco para crescimento em DeFi. No entanto, caso isso acrescente ou não valor aos tokens subjacentes ainda é uma dúvida.

Conforme sugerem os dados, a escolha dos vencedores em 2019 foi muito difícil pelo fato de que alguns enormes rendimentos são compostos da maioria dos ganhos e, geralmente, eram resultado de uma previsão difícil de reestruturação de tokens ou de arrecadação de fundos.

Apesar de não sabermos como vai ser a distribuição de rendimentos em 2020, estamos confiantes de que haverá crescimento nos mercados existentes, além do lançamento de novos primitivos financeiros que poderiam se tornar vitais ao futuro das DeFi.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 09/01/2020 - 16:53

Cotações Crypto
Pela Web