AgroTimes

Ritmo de plantio de soja no Brasil fica mais lento com clima errático, diz AgRural

10 out 2022, 11:13 - atualizado em 10 out 2022, 11:13
Soja, Alimentos, Agricultura
Em Mato Grosso, maior produtor de soja do Brasil, “as precipitações ainda irregulares e a baixa umidade do solo limitam o ritmo das plantadeiras, especialmente no médio-norte do Estado” (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Os agricultores brasileiros semearam em torno de 9,6% da área estimada de soja, abaixo do nível de 10,1% do ano passado, pois o clima errático está atrapalhando o trabalho em algumas áreas, disse a consultoria de agronegócios AgRural nesta segunda-feira.

“As chuvas constantes e a umidade elevada seguem predominando no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul e impedindo maiores avanços das máquinas”, disse o comunicado da AgRural.

Em Mato Grosso, maior produtor de soja do Brasil, “as precipitações ainda irregulares e a baixa umidade do solo limitam o ritmo das plantadeiras, especialmente no médio-norte do Estado.”

Apesar de alguns contratempos iniciais, o Brasil deve colher uma safra recorde de soja acima de 150 milhões de toneladas no ciclo 2022/2023, com os agricultores expandindo a área plantada para quase 43 milhões de hectares, segundo previsões em uma recente pesquisa da Reuters.

Os produtores de soja do Brasil, maior fornecedor mundial da oleaginosa, começaram a plantar sua safra em meados do mês passado.

Nas áreas onde a cultura é semeada mais cedo, é possível iniciar a colheita em janeiro.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.