Vacinas

Rússia fecha acordo com União Química por 10 milhões de doses de vacina Sputnik V no 1º trimestre

13 jan 2021, 14:47 - atualizado em 13 jan 2021, 15:43
Vacinas Coronavírus Rússia
O RDIF e a União Química vão pedir uma autorização de uso emergencial para a Sputnik V no Brasil nesta semana (Imagem: Reuters/Tatyana Makeyeva)

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) e a farmacêutica brasileira União Química fecharam acordo para o fornecimento de 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V ao Brasil no primeiro trimestre de 2021, disseram os desenvolvedores da vacina nesta quarta-feira.

A Rússia, que tem o quarto maior número de casos de Covid-19 do mundo, iniciou a vacinação em grande escala no mês passado e está promovendo sua vacina Sputnik V em outros países. O Brasil tem o terceiro maior surto de Covid do mundo.

As primeiras entregas da vacina terão início em janeiro, afirmaram os desenvolvedores da vacina apoiados pelo RDIF.

O RDIF e a União Química vão pedir uma autorização de uso emergencial para a Sputnik V no Brasil nesta semana, disseram os desenvolvedores. O fundo russo disse que a produção da vacina no Brasil já começou.

A União Química tem unidade de produção de vacinas em Brasília.

O RDIF disse que gostaria de produzir a vacina de duas doses no Brasil para exportar para outros países da América Latina.

A Rússia também está em negociações com outros países da região sobre o uso do Sputnik V.

O México tomará uma decisão esta semana sobre a autorização da vacina russa, depois que a Argentina começou a vacinar seus cidadãos com doses importadas de Sputnik V –a única vacina até agora administrada no país.

(Atualizada às 15h42)

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.