Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Sem vice, Renan Filho deixa o governo de Alagoas. Neste caso, quem assume?

03/04/2022 - 13:42
Renan Filho
Renan Filho deixou o governo de Alagoas para disputar uma vaga no Senado

Renan Filho, até então governador do Alagoas, renunciou ao cargo neste sábado (2) para concorrer a uma vaga no Senado Federal nas eleições deste ano.

Quem assume o Executivo de Alagoas, no entanto, não é o seu vice. Isso porque Luciano Barbosa (MDB), eleito na chapa do filho de Renan Calheiros em 2018, deixou o governo em 2020 após ser eleito prefeito do município de Arapiraca, localizado a 130 km da capital Maceió.

Sem vice-governador, o nome cotado para assumir o Estado é o do presidente da sua Assembleia Legislativa. No caso de Alagoas, trata-se do deputado Marcelo Victor.

Este, no entanto, pretende disputar a reeleição como deputado estadual. Na linha de sucessão, o próximo nome é o do presidente do Tribunal de Justiça do Estado, o desembargador Klever Loureiro.

O magistrado não fica no cargo até o final do ano. Loureiro assume o Executivo do Estado temporariamente por 30 dias, até que um novo governador e vice sejam eleitos pelos deputados estaduais.

Como funciona a linha de sucessão

A linha de sucessão do governo do Estado assemelha-se à da presidência. Hoje, por exemplo, se o presidente Jair Bolsonaro (PL) se ausenta, quem assume o cargo é o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos).

Caso Mourão não esteja presente, é o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP) quem assume o Executivo temporariamente.

Se Lira também estiver impossibilitado de assumir, é o presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco (PSD) quem ocupa a cadeira.

Por fim, na ausência de todos os nomes citados, quem torna-se presidente temporariamente é o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal.

Última atualização por Alexa Meirelles - 04/04/2022 - 9:45

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto