CryptoTimes

Stablecoin da Binance conquista fatia de participação da Tether (USDT) no mercado

27 out 2022, 11:56 - atualizado em 27 out 2022, 11:56
Binance
As negociações com a stablecoin da Binance saltaram para 24% no mês passado. (Imagem: Reuters/Dado Ruvic/Illustration)

A iniciativa da Binance de promover a stablecoin BUSD está conquistando parte da dominância da líder do mercado – Tether (USDT) – com as negociações de BUSD saltando para um terço de todo o volume na corretora cripto.

As negociações de pares com BUSD cresceram para 36% em setembro, e permanecem em 35% até o momento neste mês, segundo o gráfico abaixo elaborado pelo The Block. Um ano atrás, essa porcentagem era de 17%.

BUSD é a principal stablecoin em BNB Chain, conjunto de dois blockchains associados à Binance. A moeda estável tem lastro e paridade ao dólar, diferentemente do token nativo do blockchain – BNB – que oscila de maneira livre.

Devido impulso da Binance, a stablecoin agora representa uma força significativa no cenário de negociação. Embora as negociações em USDT ainda dominem em todas as corretoras, a participação dessas negociações caiu para 58% em setembro, enquanto as de BUSD saltaram para 24%.

Ao mesmo tempo, as negociações com stablecoins tornaram-se mais comuns. Enquanto, em 2018, negociações de pares com bitcoin (BTC) representavam 35% do volume nas corretoras, essa porcentagem representa, atualmente, menos de 3%.

De modo semelhante, a negociação de pares com ethereum (ETH) correspondem a menos de 1% desse volume.

O que favoreceu a stablecoin da Binance

O aumento na negociação de BUSD pode ser parcialmente atribuído à negociação livre de taxas da Binance em pares com a stablecoin da corretora, fornecendo um incentivo a negociadores.

O cenário foi ampliado pela decisão da Binance de converter os balanços de usuários nas stablecoins USDC, USDP e TUSD para BUSD.

Com Binance representando cerca de 74% do volume negociado em corretoras cripto, não surpreende que as decisões da companhia para priorizar a própria stablecoin tenham tido forte impacto.

O aumento na demanda para negociação de BUSD também coincide com um aumento no fornecimento da stablecoin. Enquanto USDC e USDT viram seus fornecimentos cair durante este ano, o de BUSD está em crescimento constante.

O fornecimento de BUSD saiu de 14,4 bilhões no começo de 2022 para 21,4 bilhões atualmente. Apesar disso, a moeda estável da Binance continua em terceiro lugar, com metade do fornecimento de USDC e um terço do fornecimento de USDT.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.