BusinessTimes

Stellantis negocia participação em empresa de hidrogênio Symbio

23 dez 2022, 15:20 - atualizado em 23 dez 2022, 15:20
Stellantis
O presidente-executivo, Carlos Tavares, disse que o roteiro técnico da Symbio combina “perfeitamente” com os planos de lançamento de hidrogênio da Stellantis na Europa e nos Estados Unidos (Imagem: REUTERS/Rebecca Cook)

A Stellantis entrou em negociações exclusivas com as francesas Faurecia e Michelin para comprar uma participação “substancial” na joint venture Symbio, fabricante de sistemas de células de combustível de hidrogênio, disseram as empresas nesta sexta-feira.

A terceira maior montadora do mundo, lançou vans de médio porte movidas a hidrogênio no final do ano passado e pretende expandir o uso da tecnologia de célula de combustível de hidrogênio para vans grandes na Europa em 2024 e nos Estados Unidos em 2025, “enquanto explora oportunidades para caminhões”.

O presidente-executivo, Carlos Tavares, disse que o roteiro técnico da Symbio combina “perfeitamente” com os planos de lançamento de hidrogênio da Stellantis na Europa e nos Estados Unidos.

“Este movimento irá promover a velocidade de desenvolvimento para trazer produtos de baixa emissão para nossos clientes, além dos veículos elétricos tradicionais”, disse ele no comunicado.

A entrada da Stellantis “irá acelerar e globalizar o crescimento da Symbio”, disse o presidente-executivo da Faurecia, Patrick Koller.

No início deste ano, a Symbio anunciou seu projeto HyMotive para acelerar sua industrialização, com um plano para aumentar a capacidade total de produção na França para 100 mil sistemas por ano até 2028.

A transação, com detalhes financeiros não revelados, deverá ser finalizada no primeiro semestre do ano que vem, disseram as três empresas em comunicado.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.