CryptoTimes

Tamanho do blockchain Bitcoin atinge 300 gigabytes

21 set 2020, 15:36 - atualizado em 21 set 2020, 15:41
Grande tamanho do blockchain não atrapalha a velocidade da rede, mas há soluções que podem ser empregadas para garantir a funcionalidade rede (Imagem: Freepik)

No último sábado (19), o tamanho do blockchain Bitcoin atingiu 300 gigabytes (GB) de dados, segundo o site Blockchain.com

Esse é o tamanho do histórico transacional do Bitcoin nos últimos dez anos. Também é a quantidade de informações que nós completos de mineração precisam baixar e manter em seus discos rígidos após sincronizarem com a rede Bitcoin, explica o Decrypt.

O blockchain Bitcoin agora “pesa” mais de 300 GB (Imagem: Blockchain.com)

Embora a quantidade de dados pareça muito grande, um disco rígido de um terabyte (TB) seria suficiente.

Para fins de comparação, um nó de arquivos do blockchain Ethereum já ultrapassou os 5 TB — e está aumentando cada vez mais por conta dos crescentes tamanhos por bloco — apesar de um nó ter um tamanho de apenas 165 GB.

O aumento de transações feitas no blockchain Bitcoin é possível pela solução de escalabilidade SegWit, que duplicou o tamanho de cada bloco para 2 megabytes (MB).

Nos quatro primeiros anos de existência, o blockchain Bitcoin atingiu apenas 20 GB; em 2016, 54 GB. Atualmente, por conta da crescente adesão, cresce cerca de 58 GB por ano.

Embora o tamanho do blockchain não necessariamente afeta a velocidade da rede hoje, alguns recursos ainda podem ser otimizados, como as estratégias de escalabilidade — capacidade de um sistema ou rede se ampliar e fazer a gestão da crescente demanda.

Fabrício Alexandre: não entende
o que é bitcoin e blockchain?
Conheça a analogia das caixas de vidro