Taxa de gás da Ethereum atinge o menor valor dos últimos tempos

15/06/2021 - 15:45
Traduzido e editado por Vitória Tonetti Martini
Ethereum
Seria o Polygon uma ameaça à rede Ethereum, devido à sua quantidade de transações diárias cinco vezes maior que a do blockchain proof-of-work? (Imagem: Unsplash/executium)

Taxas de gás ou custos de transação no blockchain da Ethereum caíram significativamente no último mês. 

Segundo o gráfico elaborado pelo The Block, a taxa média de transação na Ethereum está, no momento, em cerca de US$ 4,50, sendo que chegou a US$ 45 em março – o que representa uma queda de 90%.

Neste momento, as taxas médias de transação estão em seu menor valor, de acordo com o gráfico abaixo. Os dados são calculados semanalmente (“7-day moving average”, em inglês), o que representa a média dos últimos sete dias e indica uma tendência a curto prazo. 

Por que as taxas de gás caíram de uma alta recorde no mês passado? Há diversos fatores que influenciam nos resultados.

Primeiro, houve uma queda notável em transações na Ethereum nas últimas semanas. Tanto as transações de finanças descentralizadas (DeFi) como de tokens não fungíveis (NFTs) caíram com a recente baixa do mercado.

As transações diárias na Ethereum, por exemplo, caíram para 1,2 milhão, comparadas com as 1,65 milhões de transações no mês anterior. 

Outro fator por trás da queda na taxa de gás é o crescente uso da solução de escalabilidade de segunda camada Polygon (MATIC), conhecida anteriormente como Matic Network. O número de transações na rede Polygon cresceu significativamente nas últimas semanas.  

Segundo o rastreador PolygonScan, as transações diárias no Polygon passaram de 1,5 milhão para quase 7,5 milhões. Isso representa um aumento de cinco vezes com relação às transações diárias na rede Ethereum.

Polygon é um blockchain proof-of-stake (PoS), enquanto a Ethereum é, atualmente, um blockchain proof-of-work (PoW), apesar de estar programada para migrar para um modelo PoS no futuro.

A capacidade do processamento de transações no modelo PoW é limitada, portanto, isso gera taxas mais altas de modo geral. Há outros pontos positivos e negativos em ambos os modelos.

No entanto, um aspecto é certo: a demanda por soluções de escalabilidade está crescendo. O blockchain Polygon permanece uma solução popular, visto que há mais de 350 projetos DeFi somente no ecossistema do Polygon. 

Por último, o crescente aumento no uso de transações por robôs (“flashbot”) é um outro fator que contribuiu para a redução das taxas de gás.

Esses flashbots permitem que negociadores se comuniquem com mineradores de Ethereum fora do blockchain, como em um canal privado, para executar as transações. Isso reduz o número de transações spam no blockchain, reduzindo as taxas de gás.

Ou seja, uma menor quantidade de robôs tenta apostar o maior preço de gás para obter prioridade na transação.

Espera-se que as taxas de gás na rede Ethereum permaneçam baixas à medida que soluções de escalabilidade forem lançadas, como a Optimistic Rollups, em um futuro próximo.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Tonetti Martini - 15/06/2021 - 15:45

Pela Web