Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Taxas diárias de transação na Ethereum continuam a ultrapassar as da rede Bitcoin

10/07/2020 - 9:10
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A atividade no setor DeFi explodiu, como consequência do fervor sobre “mineração de liquidez” e recentes atualizações (Imagem: ConsenSys/Blog)

Há mais de um mês, taxas diárias de transação da Ethereum ultrapassaram as do Bitcoin.

André Franco: o que é Ethereum?
O que é bitcoin?

Apesar de não ter sido a primeira vez, essa “reviravolta” nas taxas parecem estar mais relacionadas à utilidade e sustentabilidade, pois volumes para transferências de stablecoins na Ethereum e corretoras descentralizadas estavam em alta.

Essa hipótese está correta. A atividade no setor de finanças descentralizadas (DeFi) explodiu, provavelmente consequência do fervor sobre “mineração de liquidez” e recentes atualizações (segunda versão da Uniswap, Katalyst da Kyber).

Como resposta, as taxas diárias totais na Ethereum permaneceram acima das do Bitcoin durante mais de um mês — o maior período em toda a sua existência.

(Imagem: Portal da Messari)

Clique aqui para explorar o gráfico acima.

Curiosos devem prestar atenção às taxas diárias pagas, pois os mineradores da Ethereum aumentaram o limite de gás no fim de junho e, assim, aumentaram o limite de transações permitidas por bloco.

Mais transações processadas todos os dias resultará, sem dúvidas, em uma taxa mais alta. Porém, a tendência consistente de alta é um claro sinal de que a demanda por espaço de blocos na Ethereum não irá diminuir.

Taxas de transação não são o único indicador de atividade “on-chain”; também contribuem para o orçamento de segurança de um blockchain.

Conforme a Ethereum migra para uma rede proof-of-stake (PoS), precisará manter os mineradores felizes e seus bolsos cheios até o novo blockchain ficar pronto. Enquanto isso, um aumento na receita pelo aumento de taxas de transação deve manter o engajamento dos mineradores.

Bê-a-bá Cripto: existe um algoritmo
de consenso perfeito para blockchains?

Nem tudo são flores neste momento. Os crescentes custos por transação podem significar um problema na experiência de usuário (UX) e afastar novos usuários.

A atenção está voltada à adesão das recém-lançadas soluções de escalabilidade em segunda camada, como OMG Network e Matic Network, além das inúmeras iterações para aliviar um aumento nas taxas.

OMG Network já firmou parceria com tether (USDT), uma grande papa-gás, e as novas ofertas da Loopring e DeversiFi (usando o software mais recente da Starkware) estão demonstrando grande potencial.

O crescimento acelerado do setor
de Finanças Descentralizadas (DeFi)

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 10/07/2020 - 9:10