As ações da China e de Hong Kong ficaram praticamente sem variação em negociações turbulentas nesta terça-feira, com os investidores enfrentando incertezas sobre o futuro das relações entre os Estados Unidos e a China.
No fechamento, o índice de Xangai teve alta de 0,04%, enquanto o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, perdeu 0,2%. O índice Hang Seng, de Hong Kong, recuou 0,03%.
O sentimento foi cauteloso, já que os investidores avaliaram as incertezas em torno das negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China. Autoridades de ambos os países disseram na segunda-feira que chegaram a um acordo-quadro sobre o TikTok, aguardando confirmação em uma ligação na sexta-feira entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e seu colega chinês, Xi Jinping.
Isso ocorre após a acusação da China de que a Nvidia violou a lei antimonopólio do país na segunda-feira, a mais recente escalada em sua guerra comercial com os Estados Unidos.
“É provável que os índices de ações permaneçam dentro de uma faixa de variação no curto prazo”, já que os mercados se concentram nas negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China e na reunião do Fed no final desta semana, disseram os analistas da Nanhua Futures em uma nota aos clientes.
No entanto, os riscos de queda devem ser limitados, acrescentaram eles, citando o forte desempenho do mercado global, que impulsiona o apetite pelo risco e a continuidade das condições de liquidez frouxa.
- Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,3%, a 44.902 pontos.
- Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,03%, a 26.438 pontos.
- Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,04%, a 3.861 pontos.
- O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,21%, a 4.523 pontos.
- Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,24%, a 3.449 pontos.
- Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 1,07%, a 25.629 pontos.
- Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,09%, a 4.334 pontos.
- Em SYDNEY, o índice S&P/ASX 200 avançou 0,28%, a 8.877 pontos.
*Com informações da Reuters