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Tencent tem ritmo de vendas mais lento desde abertura de capital

23 mar 2022, 16:11 - atualizado em 23 mar 2022, 16:11
Tencent
A Tencent espera que seus negócios de publicidade retomem o crescimento no final de 2022, depois que as empresas se ajustarem aos requisitos regulatórios de Pequim (Imagem: REUTERS/Tingshu Wang)

A receita da gigante chinesa de mídia social e videogames Tencent cresceu 8% no quarto trimestre, o ritmo mais lento desde que abriu capital em 2004.

O desempenho foi impactado por uma campanha fiscalizatória da China que atingiu os negócios do grupo.

A China congelou as aprovações de videogames desde agosto do ano passado e reduziu o tempo de jogo para menores de 18 anos, parte do movimento de Pequim para fortalecer o controle sobre a sociedade e o setor de tecnologia que passou por anos de crescimento desenfreado.

As restrições das autoridades sobre as atividades dos jovens online foram efetivas, pois o tempo total gasto por menores nos videogames da Tencent caiu 88%, afirmou a companhia, acrescentando que o impacto desse fator no crescimento da receita diminuirá no final do ano.

A empresa, que também registrou crescimento anual de receita mais lento, de 16%, disse que o faturamento com publicidade online caiu 13% no quarto trimestre.

A Tencent espera que seus negócios de publicidade retomem o crescimento no final de 2022, depois que as empresas se ajustarem aos requisitos regulatórios de Pequim.

A receita total subiu para 144,2 bilhões de iuans (22,63 bilhões de dólares) no trimestre. Analistas, em média, esperavam faturamento de 147,6 bilhões de iuans, segundo dados da Refinitiv.

As ações da Tencent perderam mais de um terço de seu valor nos últimos 12 meses, enquanto as da Alibaba caíram mais da metade.

A Tencent disse nesta quarta-feira que seu lucro ajustado para o trimestre encerrado em dezembro caiu 25%, para 24,9 bilhões de iuans, pressionado por aumento de custos.

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