Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Thiago Salomão e Renato Santiago lançam Market Makers com Empiricus; veja detalhes do projeto

Renan Dantas
25/06/2022 - 14:59
Thiago Salomão Market Makers
“Mercado de ações não é binário (compre tudo em ações ou fuja da Bolsa)”, afirma Thiago Salomão (Imagem: Divulgação/ Victor Pontes)

Thiago Salomão e Renato Santiago, dois dos mais influentes produtores de conteúdo sobre investimentos e finanças pessoais do Brasil, estão de volta ao mercado. A dupla acerta os últimos detalhes para lançar o Market Makers (Formadores de Mercado, numa tradução livre).

Além do tradicional podcast, formato com o qual a dupla obteve projeção nacional, o novo projeto contará também com textos e entrevistas escritas, portal de conteúdo e newsletter.

A grande novidade, porém, é a criação de um clube de investimentos para colocar suas teses à prova.

O objetivo, segundo Salomão, que conversou com exclusividade com o Money Times, é continuar falando sobre investimentos com as maiores mentes do mercado, mas sem ser chato.

“Criamos um ambiente onde a conversa era profunda o bastante para os profissionais de mercado, mas divertido para quem não é profissional ouvir”, explica.

Salomão acrescenta que uma pessoa extremamente inteligente nem sempre consegue expor tudo aquilo que sabe sobre investimentos de forma clara.

“Às vezes, precisa ter uma pessoa que não possui essa bagagem para conseguir facilitar a comunicação”, argumenta.

O primeiro episódio do podcast será gravado na sede da B3, em um auditório com capacidade de 150 pessoas. A gravação vai ser em 5 de julho, terça-feira, a partir das 17h, em um evento para convidados.

Além disso, o Market Makers também baterá um papo com um dos maiores gestores do mercado, Luis Stuhlberger, do Verde, na conferência dos 25 anos do fundo.

Veja o manifesto do Market Makers

Skin in the game: o desafio que aguarda Thiago Salomão

“Skin in the game”, ou dar a cara a tapa, no jargão do mercado, é colocar em prática aquilo que foi recomendado. A ideia, segundo Salomão, é que as conversas com os gestores gerem teses de investimentos que possam ser aplicadas e testadas no clube.

Será um clube de investimentos, onde os sócios vão colocar o dinheiro na carteira. Propagamos o value investing (investimentos em ações de longo prazo), mas não colocávamos em prática. Podemos aplicar as ideias que passam pelo programa e até validar nossos próprios estudos. Vai ser uma forma de colocar o nosso conteúdo à prova”, diz.

Por que a Empiricus é o lugar ideal para o Market Makers?

O retorno de Salomão e Santiago conta com uma parceira que dispensa apresentações: a Empiricus Research, maior casa independente de análises do país e controladora do Money Times.

E por que a Empiricus? Salomão explica que sempre foi fã dos fundadores da casa de análises, Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden.

“São caras extremamente inteligentes. Sempre rolou admiração pelas pessoas que aqui estavam. Do lado do CNPJ, a Empiricus, se fosse resumir, é o grande case de sucesso de produtora de conteúdos no Brasil”, afirma.

Ele lembra que a empresa reúne a expertise de trabalhar o conteúdo e monetizá-lo, “coisa que ninguém sabe fazer melhor e com uma linguagem que é parecida com a nossa”.

“É um case que passou por uma provação muito grande, porque todo mundo criticava o ‘modelo Empiricus’, e hoje todos querem copiar”, conclui.

Queda dos mercados: O que fazer?

E qual conselho Salomão dá para o investidor neste momento de aversão ao risco e queda dos mercados? Para ele, essa é a oportunidade para quem pensa em Bolsa como investimento de longo prazo.

“As grandes oportunidades surgem, quando a bolsa está caindo, quando as notícias dos jornais são preocupantes”, afirma.

Ele também destaca a importância de se diversificar os investimentos.

“Uma coisa que sempre falo é que mercado de ações não é binário (compre tudo em ações ou fuja da Bolsa imediatamente). Existem excelentes oportunidades em vários outros mercados, e o segredo que aplico na minha carteira é ter investimentos diversificados para que eu durma à noite”, conta.

Além de Salomão e Santiago, o podcast contará com a participação do analista Matheus Soares.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Última atualização por Márcio Juliboni - 25/06/2022 - 15:56

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto