CryptoTimes

Tornado Cash: Suposto desenvolvedor é preso dois dias após EUA banir protocolo

12 ago 2022, 9:29 - atualizado em 12 ago 2022, 9:29
Tornado Cash
A agência holandesa afirmou que pessoas por trás de Tornado Cash lucraram com transações de lavagem de dinheiro. (Imagem: Unsplash/Espen Bierud)

Autoridades holandesas prenderam um desenvolvedor suspeito de envolvimento com Tornado Cash na quarta-feira (10), dois dias após o governo dos Estados Unidos ter sancionado o protocolo cripto, segundo um comunicado feito hoje (12) pelo Serviço Holandês de Informação Fiscal e Investigação (FIOD, na sigla em inglês).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Serviço prendeu um homem não identificado, de 29 anos, em Amsterdã, segundo o comunicado.

Ele é suspeito de envolvimento na ocultação de fluxos financeiros criminosos e facilitação de lavagem de dinheiro por meio de Tornado Cash, protocolo que embaralha transações em blockchain e dificulta o rastreamento de criptomoedas.

“Essas tecnologias avançadas, como organizações descentralizadas que podem facilitar a lavagem de dinheiro, estão recebendo atenção extra do FIOD”, disse a agência, acrescentando que poderá fazer novas prisões.

A agência também afirmou que pessoas por trás de Tornado Cash – sem especificar se são desenvolvedores ou membros da organização autônoma descentralizada (DAO) que o operam – tiveram altos lucros a partir dessas transações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

EUA bane Tornado Cash e carteiras associadas

O Departamento do Tesouro dos EUA adicionou Tornado Cash e 44 endereços de carteiras de ethereum e USDC associados ao protocolo cripto à Lista de Nacionais Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN), segundo um comunicado dessa segunda-feira (8) do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC).

As carteiras identificadas incluem o contrato autônomo usado em Tornado Cash e na carteira de doação ao protocolo cripto.

Após as sanções, depósitos ao protocolo caíram drasticamente e houve um aumento repentino em saques. Cerca de 15% dos ativos presentes no protocolo já foram sacados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As sanções a Tornado Cash também impactaram usuários do protocolo.

Emissora da stablecoin USDC, Circle congelou US$ 75 mil em USDC que estavam presentes nos endereços sancionados. Serviços de infraestrutura cripto começaram a limitar acesso ao protocolo, e a corretora cripto dYdX começou a bloquear contas ligadas a Tornado Cash.

Entre para o grupo do Crypto Times no Telegram!

Você acessa as notícias do mundo cripto em tempo real e ainda pode participar das discussões da comunidade. Entre agora para o grupo do Crypto Times no Telegram!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?

Receba a newsletter semanal do Crypto Times com as notícias mais quentes deste mercado

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar