Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Trump diz que sempre há uma chance de guerra com o Irã

05/06/2019 - 17:41
O comentário veio em meio a um momento de tensão entre os dois países, após Trump culpar a República Islâmica por violência ocorrida no Oriente Médio (Imagem: Isac Nóbrega/PR)

O presidente Donald Trump declarou nesta quarta-feira (05) que “sempre existe a chance” de os Estados Unidos tomarem ações militares contra o Irã, apesar de preferir resolver os assuntos verbalmente com o presidente iraniano Hassan Rouhani, de acordo a Bloomberg

“Sempre existe a chance. Eu quero? Não, eu prefiro que não, mas sempre tem a chance,” disse Trump, quando questionado sobre a perspectiva de conflito em uma entrevista na ITV’s Good Morning Britain, na Inglaterra. “Eu prefiro conversar”.

O comentário veio em meio a um momento de tensão entre os dois países, após Trump culpar a República Islâmica por violência ocorrida no Oriente Médio e ter ordenado a entrada de 1.500 homens do exército norte-americano na região no mês passado.

Trump declarou que está disposto a falar com Rouhani, apontando que o presidente iraniano tinha dito que não estava querendo guerra como os EUA. “A única coisa é que nós não podemos deixar eles terem armas nucleares”, disse Trump.

Oficiais do Pentágono acreditam que o Irã está por trás dos recentes ataques a petroleiros, um oleoduto saudita e o complexo diplomático da Zona Verde em Bagdá, mas os EUA não publicaram evidências para as acusações.

“Fiquem longe”

“Os americanos precisam ficar longe,” disse o Supremo Líder Aiatolá Ali Khamenei. “Onde eles estiveram teve guerra, mortes e humilhação. Se eles chegarem perto, nós saberemos como agir, nós sabemos o que precisa ser feito”, ele disse.

Esse posicionamento mais duro em relação ao Irã estreitou as relações dos Estados Unidos com os países da Europa. Como é o caso do Reino Unido, que decidiu fechar um acordo com os EUA para impedir o crescimento do Irã.

“O Irã era exatamente hostil na primeira vez em que eu vim para o escritório,” criticou Trump. “Era a nação terrorista número um no mundo na época e provavelmente ainda é hoje em dia”.

Inglaterra 

Trump está em Londres para celebrar o 75º aniversário do “Dia D”, quando os países aliados derrotaram as nações do eixo e venceram a Segunda Guerra Mundial.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 05/06/2019 - 17:41

Cotações Crypto
Pela Web