Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

União Europeia eliminará isenções para exportação de vacinas

23/03/2021 - 20:18
Na quarta-feira, a Comissão Europeia vai rever seu mecanismo de transparência e autorização para exportação de vacinas (Imagem: Pixabay)

A União Europeia vai acabar com uma lista de mais de 90 países atualmente isentos de autorizações para exportação de vacinas e aplicará possíveis restrições até mesmo a empresas farmacêuticas que cumprem os contratos desses países com o bloco.

A informação é de um alto funcionário da UE.

Na quarta-feira, a Comissão Europeia vai rever seu mecanismo de transparência e autorização para exportação de vacinas.

Polêmica, a ferramenta introduzida em janeiro visa ajudar governos da UE a examinar solicitações de exportação de vacinas, com a opção de rejeição em certos casos.

A comissão levará em consideração o ritmo de vacinação em cada país que solicita vacinas.

Esta consideração “qualitativa” se aplicará a solicitações apresentadas por fabricantes que não conseguem cumprir seus compromissos, como a AstraZeneca, como também será destinada a prevenir falhas futuras.

Isso significa que os pedidos de exportação de empresas como Pfizer e Moderna podem estar sujeitos a recusas, segundo a fonte.

O esforço de adaptar o mecanismo vem após a comissão declarar na semana passada que irá restringir a exportação de vacinas para países que não agem em reciprocidade ou que já têm taxas de vacinação elevadas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 23/03/2021 - 20:18

Cotações Crypto
Pela Web