Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Uso de euro digital poderia ser impulsionado por desastres naturais, afirma BCE

22/10/2020 - 16:05
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
(Imagem: Pixabay/geralt)

Nesta quinta-feira (22), Fabio Panetta, membro do comitê executivo do Banco Central Europeu (BCE), falou sobre pagamentos pan-europeus e o euro digital em uma conferência do BCE.

Panetta abordou as transformações no ambiente europeu de pagamentos digitais. “O mercado europeu está passando por um progresso significativo por conta da revolução digital”, disse Panetta. Um agente importante na revolução digital, segundo ele, é o euro digital.

“Um euro digital seria necessário em inúmeros contextos”, disse Panetta.

Tais situações incluiriam a possibilidade de desastres naturais prejudicarem meios de pagamento eletrônicos, pois as pessoas teriam receio de usar dinheiro físico (assim como durante a pandemia, devido à propagação do vírus) e se métodos estrangeiros de pagamento digital ameaçarem a dominância do dinheiro nacional, disse ele.

Interesse em opções alternativas de pagamento
cresceu durante a pandemia

Participantes do Eurosistema ainda terão de bater o martelo de aprovação para o euro digital.

Porém, discussões sobre essa criptomoeda se tornaram mais frequentes e desenvolvimentos recentes — incluindo a iniciativa da China em lançar uma moeda digital de banco central (CBDC) — poderiam impulsionar tais decisões.

Panetta enfatiza que, na Europa, clientes e empresas preferem transações digitais. O volume total de transações com o uso de dinheiro em espécie caiu 79% em 2016 para 73% em 2019, segundo ele.

Em novo relatório, Banco Central Europeu
afirma que “precisamos estar prontos”
para o euro digital

Um euro digital tornaria dinheiro digital de bancos centrais mais acessível aos europeus, mas aumentaria o risco de ciberataques e reduziria a atividade bancária.

Para solucionar essas preocupações, o Eurosistema criou uma estratégia, incluindo a apresentação de uma nova e ampla estrutura supervisória que acolhe novos produtos digitais e participantes, em preparação para a emissão de um euro digital, além de aplicar métodos de pagamento instantâneos por toda a Zona do Euro.

Por que bancos centrais têm interesse em criptomoedas?

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 22/10/2020 - 16:36